Araruna (PB) inaugura, neste sábado (10) primeira trilha de longa distância da Paraíba

O município, que fica a 120 km de Natal, está credenciado na Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, projeto de abrangência em todo território nacional      

O município de Araruna (PB) ganha, neste sábado (10), um novo produto turístico voltado para os amantes de aventura e atividades na natureza. Caminhos das Ararunas é a primeira trilha de longa distância da Paraíba e uma das primeiras a serem lançadas no Nordeste dentro do projeto Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, iniciativa conjunta do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Turismo.                                                                                                                                                          

Os Caminhos das Ararunas têm aproximadamente 100 km, que podem ser percorridos de uma vez ou por etapas, com pontos de paradas estratégicas ao longo do percurso. O início da trilha fica município de Araruna (PB) e finaliza no município vizinho de Cuité (PB). Apesar de estarem localizados no território paraibano, os caminhos passam a pouco mais de quatro quilômetros de Gameleiras, Serra de São Bento, Japi e Passa e Fica, municípios do Rio Grande do Norte que fazem divisa com Araruna.   

 Todo o corredor ecológico é marcado por ambientes diversificados, formados por leitos secos de rios, matas estacionais, resquícios da floresta atlântica, vegetação de caatinga e vários geosítios (Pedra da Boca, Pedra do Chapéu, Pedra da Macambira, Pedra Olho D´água dos Índios, Cânion do Macapá, Cânion da Serra Verde, entre outros).                                                                                       

A inauguração da trilha de longo curso Caminhos das Ararunas está marcada para este sábado (10), data em que se comemora o aniversário de 145 anos de emancipação política de Araruna. Haverá a apresentação simbólica da placa informativa instalada no início da trilha e uma rodada de conversas que será promovida em formato virtual – no instagram @caminhosdasararunas -, em consonância com recomendações oficiais de distanciamento social nesse período de pandemia.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.