Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

ApexBrasil isentará inscrições para empresas do Rio Grande do Sul

Durante seis meses, a Agência custeará as taxas de ações de promoção comercial internacional para empresas de cidades afetadas pelas enchentes. São mais de 50 eventos previstos

As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul deixaram vítimas, milhares de desabrigados, além de prejuízos econômicos incalculáveis. Para apoiar a reestruturação do estado, a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) isentará empresas gaúchas das taxas de inscrição para participar de todas as ações realizadas diretamente pela Agência.

A diretriz ficará vigente por seis meses, período no qual serão realizados mais de 50 eventos da ApexBrasil. O valor custeado pode chegar a R$ 600 mil. Podem se beneficiar da medida empresas que têm sede municípios do estado do Rio Grande do Sul que decretaram estado de calamidade pública.

Para o presidente da Agência, Jorge Viana, o momento é de união para ajudar o Rio Grande do Sul. “As empresas do estado podem contar com a ApexBrasil. Nós vamos facilitar a participação nos nossos eventos, com o objetivo de alavancar as vendas internacionais e estimular a atividade econômica, que será a base da reconstrução do estado. Nesse momento difícil, desejamos força para todos os gaúchos. Contem conosco”, afirmou.

Empresas afetadas

Na maior feira supermercadista do mundo, a APAS SHOW 2024, que ocorre em São Paulo de 13 a 16 de junho, a ausência de muitas empresas gaúchas foi sentida. Na delegação da ApexBrasil, das 11 participantes do estado esperadas, muitas não puderam comparecer.

Uma das que marcaram presença nas rodadas organizadas pela ApexBrasil na APAS foi a Florestal Alimentos, de Lajeado (RS), representada pelo Roberto Debiasi. O empresário conta que demorou mais de 30 horas para chegar em São Paulo, depois de ir até Curitiba de van, onde voou até Campinas.

“A empresa, na medida do possível, está bem, os colaboradores estão sendo cuidados, e a gente está com as atividades em andamento. Para nós foi um desafio chegar aqui na APAS”, conta Deblasi. “A notícia da isenção que a ApexBrasil está dando é muito importante, porque não há outro caminho: nós, o setor privado, precisamos nos organizar, e quem tiver condições tem que manter a atividade econômica funcionando”, complementa.

Hércules Berselli, representante da Carrer Alimentos, frigoríficos produtores e exportadores de frango de Farroupilha (RS) conta que a empresa foi severamente. “O nosso incubatório, na cidade de Encantado, foi invadido pela água pela segunda vez em menos de um ano”, relata. “Nós também fomos impactados indiretamente, devido aos bloqueios logísticos”, acrescenta.

A ApexBrasil presta solidariedade a todos os afetados, acompanhando de perto os desdobramentos da devastação no estado. A Agência avaliará outras medidas a serem tomadas para apoiar o estado nesse momento difícil.

ApexBrasil com o Rio Grande do Sul

De janeiro a abril de 2024, 1.186 empresas do estado foram atendidas pela ApexBrasil, o que corresponde a mais de 10% do total de atendimentos. São companhias dos mais diversos setores industriais, como as de couros, calçados e móveis, e do agronegócio, como vinhos, arroz, frutas e proteína animal. Só neste ano, a Agência já capacitou 446 empresas iniciantes nas exportações, e atendeu empresários de 167 municípios do Rio Grande do Sul. Muitos deles estão entre os que decretaram estado de calamidade pública em decorrência das enchentes. 

O gerente de Agronegócios da ApexBrasil, André Müller, garante que todo o time da Agência está acompanhando de perto a situação no Sul do país. “Nós continuamos apoiando o estado, não só na parte humanitária, em que toda a nossa equipe está ajudando, mas também nessa retomada econômica, que tem que vir a partir das empresas. A ApexBrasil se soma ao esforço federal para apoiar os gaúchos e se solidariza com todos os empresários e funcionários afetados pelas enchentes”, reforça.

Além da decisão e isentar as taxas de inscrição para empresas gaúchas, a diretoria de Negócios da Agência, com apoio da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e da Herval Colchões, doou 12 mil colchões para o Rio Grande do Sul. O custo total é de R$ 1,5 milhões. Além disso, por meio da diretoria de Gestão Corporativa, estão sendo recebidas doações na sede da Agência, que serão encaminhadas para Base Aérea de Brasília, de onde aviões da Força Aérea Brasileira têm transportado todo o tipo de ajuda até o Sul do país.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem