APECATE pede inclusão do setor da Animação Turística no programa IVAucher

No dia em que inicia a primeira fase do programa IVAucher – que permite aos consumidores acumular o valor do IVA pago nos setores da restauração, alojamento e cultura e usá-lo posteriormente como forma de benefício nestes mesmos setores – a APECATE manifesta o seu completo desagrado pela decisão do governo de excluir o setor da Animação Turística.

Para a APECATE esta decisão do governo não está fundamentada em nenhum argumento sendo, por isso mesmo, uma grave atitude de exclusão de um setor tão fustigado pela crise. Não se compreende o porquê desta discriminação sendo muito importante que o governo clarifique quais as suas razões. Se todos os outros setores do turismo foram contemplados, porquê deixar de fora a Animação Turística? – questiona a associação. A APECATE espera a resposta a esta pergunta, nomeadamente, por parte da sua tutela, o Ministério da Economia.

O setor da Animação Turística é estruturante para o desenvolvimento de um turismo sustentável e é aquele que cria conteúdos e experiências que motivam a visitação nomeadamente aos territórios do interior. É constituído por micro empresas, que se inserem de uma forma estruturante nos contextos locais, acrescentando valor e sustentabilidade. Este foi um setor profundamente afetado pela crise, até devido à dimensão das empresas (está previsto que mais de 30% podem fechar) sendo, por estes motivos, um dos que deveria ser apoiado. Este é um setor já muito penalizado com o IVA a 23% – quando todos os outros setores têm escalões menores – e, por isso mesmo, é de extrema justiça que seja apoiado garantindo a competitividade para o setor, defende a APECATE.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.