APECATE alerta: aumento do preço dos combustíveis coloca em causa a sobrevivência das empresas marítimo turísticas

 

imagem

 

 

 

 

A APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos vem alertar o Governo para o facto de a escalada dos preços do combustível estar a colocar em causa a sobrevivência das empresas que, após dois anos de pandemia, estão com graves dificuldades para conseguir resistir e manter a sua capacidade operacional.

 

Perante este cenário, a APECATE propõe algumas medidas que poderão minorar o problema deste setor dos Eventos e Animação Turística:

  • Redução do IVA nos combustíveis;
  • Criar a “gasolina verde” à semelhança do que existe no gasóleo (isenção de ISP);
  • Dedução do IVA dos combustíveis, nomeadamente da gasolina, à coleta, quando estes são necessários para efetuar as atividades de Animação Turística e Marítimo Turística;
  • Redução do IVA para 6% nas atividades para as empresas do setor dos Eventos e Animação Turística.

Caso não existam medidas para mitigar este problema, iremos assistir a um aumento significativo nos preços das atividades, diminuindo a capacidade das nossas empresas em operar e continuar a prestar os serviços turísticos, nomeadamente do setor dos eventos e da animação turística.

 

 

 

 

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.