Aparecida, um destino de férias no Brasil

Aparecida, conhecida por todos pelo turismo religioso, pelo monumental Santuário Nacional Aparecida, tem inúmeros atrativos para conhecer. O destino está sendo visto por muitos, como um local para férias, estendendo também para as cidades vizinhas, que mostram outros atrativos, como o turismo de aventura, gastronômico e cultural.
Vamos falar inicialmente de Aparecida. Esse destino lindo já estive várias vezes ao longo desses anos, e sempre foi para estar poucos dias. A primeira visita sem dúvida é o Santuário Nacional Aparecida, aquele espetáculo de lugar mágico e especial, que nos dá uma energia positiva, que nos deixa leve com a espiritualidade do ambiente, visitado por tantos desse mundo.
A Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, é um templo religioso católico localizado no município brasileiro de Aparecida, no interior do estado de São Paulo.

Vejam foto Presépio do Santuário Nacional, montado na Ala Norte, próximo a porta Santa


Quantos dias passar em Aparecida? O ideal é visitar por 7 dias. Reserve o primeiro dia para visitar o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Aparecida. Um lugar mágico, com seus imensos espaços vitrais, observe tudo e participe se for possivel da missa. Consulte sua agencia de viagens e contrate um guia local que coordenará todo o seu passeio.
Primeiro dia, reserve visita ao Santuário. E independente da religião siga sua fé, nessa caminhada. Visite o bondinho de Aparecida, que cabe até 6 pessoas na cabine e é super seguro, leva do Santuário ao Morro do Cruzeiro. Já fui várias vezes e recomendo este passeio maravilhoso. Aparecida possui vários hotéis e tem opção de restaurantes, além de estar do lado da cidade de Guaratinguetá com uma grande estrutura de bares e restaurantes.

Outra dica é visitar O Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida, que é um complexo turístico anexo ao Santuário Nacional, que compõe as atrações Cine Padroeira, o Museu de Cera, o Cantinho dos Devotos Mirins, espaço para exposições e uma loja de artigos religiosos.

O passeio de balsa imperdível pelo Rio Paraíba, que tem um cenario lindo e conta a história da onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Profissionais capacitados recebem sempre visitantes para o passeio.

O Porto Itaguaçu possui uma área de 129.337m². Na entrada os devotos podem visitar a Capela de São Geraldo, construída como lembrança da pesca milagrosa, inaugurada em 6 de abril de 1926.

No Porto, há ainda uma outra capela mais nova, onde são realizadas as missas com os romeiros. Ao lado também está o monumento conhecido como ‘Os Três Pescadores’, obra do artista Chico Santeiro. Bem na margem do Paraíba, uma cruz prateada marca o ponto onde a imagem foi encontrada.

Outra dica é visitar O Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida, que é um complexo turístico anexo ao Santuário Nacional, que compõe as atrações Cine Padroeira, o Museu de Cera, o Cantinho dos Devotos Mirins, espaço para exposições e uma loja de artigos religiosos. Nossas atrações unem arte e efeitos multimídia, para levar o visitante a uma experiência sensorial única pela história da Padroeira do Brasil, desde seu encontro nas águas do Rio Paraíba do Sul até os fatos mais recentes dessa trajetória, passando pela construção da Basílica Nacional.

O Caminho do Rosário, é outro passeio que recomendo em Aparecida.O Caminho do Rosário é uma das grandes atrações dos peregrinos em Aparecida. O percurso é representado por imagens da vida de Jesus.
Desde 14 de outubro de 2018 os romeiros e turistas que visitam o Santuário de Aparecida contam com mais uma atração.

É o Caminho do Rosário, um percurso de cerca de 1.300 metros que liga a Basílica de Aparecida ao Porto de Itaguaçu, onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada em 1717.

Todo o trajeto margeia o Rio Paraíba do Sul e proporciona uma paisagem lindíssima, seja pela natureza local de mata ciliar, seja pelos 20 cenários montados ao longo percurso que retratam os mistérios do Rosário.
Curiosidades sobre Aparecida!
1 – A cidade de Aparecida conta com mais de 35 mil habitantes, de acordo com o último censo de do IBGE, de 2010;

2 – O município tem uma área total de 121 km;

3 – A cidade está localizada a 164 km de São Paulo e 207 km do Rio de Janeiro;

4 – As cidades mais próximas de Aparecida são Potim, a 2,8 km, e Guaratinguetá, a 5 km;

5 – Aparecida conserva uma antiga profissão que são os fotógrafos lambe-lambe, que ficam em sua maioria concentrados na praça da Basílica Histórica;

6 – Pela devoção a Nossa Senhora Aparecida à cidade atrai todos os anos, mais de 12 milhões de turistas;

7 – Além de Nossa Senhora Aparecida, um outro santo que também atrai movimento para a cidade é São Benedito. Sua tradicional festa é celebrada em abril, no entorno da sua Igreja, que está localizada no centro do município;

8 – Outra ponto que chama atenção na cidade é a Feira Livre em frente ao portão de saída de pedestres, no Pátio das Palmeiras, no Santuário. Toda a avenida no fins de semana é ocupada por cerca de dois mil feirantes, onde é possível encontrar uma diversidade de lembranças religiosas e outros produtos;

9 – Ao passear pela cidade os devotos se deparam com esculturas de metal, localizadas em cinco rotatórias, que retratam os milagres atribuídos à Padroeira.

10 – Outra linda obra da cidade que também vale a visita é o Seminário Bom Jesus. Construído em 1894 a sua arquitetura foi inspirada no Palácio de Versalhes, na França. O espaço ganhou destaque turístico após hospedar os Papas João Paulo II e Bento XVI e receber em 2013 o Papa Francisco;

11 – Somente o Santuário de Aparecida possuiu em seu espaço mais de 20 atrativos turísticos para o devoto que visita a cidade e quer aprender um pouco mais sobre a devoção a Nossa Senhora;

12 – Além desses pontos, a cidade possuiu muitos outros espaços para visitação sob o cuidado também do Santuário como: a Passarela da Fé, a Basílica Histórica, a Cidade do Romeiro, o Caminho do Rosário, o Morro do Cruzeiro, o Porto Itaguaçu (local do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida) e ainda o Memorial Redentorista, onde conserva a história dos missionários que chegaram ao Brasil, vindos da Alemanha, para acolher a missão de expandir a devoção a Senhora Aparecida.

Onde se hospedar:
Summit Hotel Peregrinos
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 911, Aparecida – SP, 12570-000
Telefone: (12) 3600-0488

Hotel Cathedral
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 901, Aparecida – SP, 12570-000
Telefone: (12) 3105-1051

Onde comer:
Restaurante Sabor & Fé
Lanchonete e restaurante self-service tradicional oferece diversas saladas e churrasco, em ambiente familiar.
Opções de serviço: Refeição no local · Para viagem · Entrega sem contato
Endereço: Rod. Pres. Dutra, s/n, Aparecida – SP, 12570-000nde comer: Restaurante Sabor & Fé


Carol Cafeteria – Centro de Apoio ao Romeiro-Aparecida (SP)

(12)999147-31-03

@grupocarolapararecida

Agradecimentos!

De 06 a 12 de dezembro estive em Aparecida (SP) promovendo a 6º edição do Encontro dos Profissionais do turismo realizado no dia 06 de dezembro no Summit hotel Peregrinos, e de 7 a 11 promovendo a press trip ( Viagem de Imprensa) onde os jornalistas convidados foram hóspedes do Summit Peregrinos hotel e Cathedral. E eu de 11 a 12 de dezembro fui hóspede do hotel Sabor & Fé.
Agradeço a todos que apoiaram essas duas ações e a todos os parceiros envolvidos, seja a Secretaria de turismo de Aparecida, a gestora de turismo e guia, Maria Jovita Villela Siqueira, aos jornalistas participantes, e as secretarias de turismo de Bananal, Pedro Grande, Cunha, Márcio Vieira e Fábio Santos, de Santo Antônio do Pinhal , em nome de seus secretários e apoio do trade turístico. Aos lanches oferecidos pela Carol Cafeteria e Felipos lanches, ao Sabor & Fé pelas refeições em Aparecida, ao transfer por Serginho ,o irmão Jeremias, a agencia ALC Viagens por Ana Lúcia Diniz, aos hotéis pelo acolhimento da hospedagem, Summit Peregrinos hotel e Cathedral. Um agradecimento a assessoria de imprensa do Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida por ter oferecido um monitoramento e roteiro para os jornalistas convidado conhecerem o Santuário

Antes de viajar consulte seu agente de viagens e sempre contrate um guia de turismo local, para vivenciar as experiências da cidade.

O que levar e usar:

Consulte antes de viajar como está a temperatura.

  • Fotos oficiais cedidas pelos orgãos em Aparecida

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.