Ao final de julho a setembro, há música, cinema e teatro no polo cultural Gaivotas

AO FINAL DA TARDE, DE JULHO A SETEMBRO, HÁ MÚSICA, CINEMA E TEATRO, NO POLO CULTURAL GAIVOTAS | BOAVISTA | A ENTRADA É LIVRE

O pátio do Polo Cultural Gaivotas | Boavista está aberto ao final da tarde, durante todo o verão, para festejar a Cultura em Lisboa numa ação direta e inspirada no território e nas gentes da vizinhança. Numa programação de música, cinema e teatro, os eventos têm entrada livre, sujeita à lotação do pátio, com espetáculos pensados para os residentes e todos aqueles que cruzem esta zona da cidade.

O programa “Gaivotas no pátio” é criado com a participação dos agentes culturais residentes no edifício e através de um conjunto de parcerias com agentes e entidades culturais com atuação no território.

As sessões de cinema ao ar livre têm a curadoria da associação cultural Os Filhos de Lumière, sendo a seleção de filmes enquadrada na temática “Das Janelas aos Caminhos. Os motivos no cinema.” Ao longo dos três meses serão exibidos de 11 filmes, de longa e curta duração, como “A Estrada” de Federico Fellini, “O medo come a alma” de Rainer Werner Fassbinder ou “Vou para Casa” de Manoel de Oliveira.

A Filho Único, estrutura sediada no edifício, apresenta no concerto de abertura de dia 14 de julho a artista turca Ece Canli e o DJ set da Vuduvum Vadavã, e encerra a programação de verão no dia 8 de setembro com a Banda Leguelá, fundada por Leonilde Barros, guitarrista dos África Negra.

Teatro do Eléctrico, outra das associações sediadas no Polo, apresenta o espetáculo “A Voz Humana”, a partir de um texto de Jean Cocteau, que esteve em fase de ensaio nas salas de trabalho do Polo Cultural Gaivotas | Boavista, e que se apresenta pela primeira vez em Lisboa. 

Será ainda exibido o filme “Um Corpo que Dança”, de Marco Martins, que revela o percurso do Ballet Gulbenkian, uma das maiores companhias de dança portuguesa do século XX, em diálogo com a história política, económica e sociocultural do país. Uma companhia sediada em Lisboa e da qual nasceram criadores como João Fiadeiro, anteriormente vizinho, e atualmente artista com estrutura residente no Polo.

AS GAIVOTAS POISAM NO PÁTIO E TRAZEM PROGRAMAÇÃO DE VERÃO 

(MÚSICA | CINEMA| TEATRO)

Curadorias Filho Único e Os Filhos de Lumière na programação musical e cinematográfica, respetivamente.

Parceria com Teatro Eléctrico na área do teatro.

O Polo Cultural Gaivotas | Boavista tem a parceria da Água no Bico na organização do evento.

A Junta de Freguesia da Misericórdia foi parceira do Polo Cultural Gaivotas | Boavista na divulgação das Gaivotas no Pátio.O Polo Cultural Gaivotas | Boavista é um centro para a criação artística da Câmara Municipal de Lisboa.

Disponibiliza ao setor cultural salas de ensaio, de formação e escritório, e ainda as Residências Artísticas na Boavista e em Monsanto, um conjunto de alojamentos para acomodação temporária de artistas portugueses e estrangeiros.

A Loja Lisboa Cultura é um serviço de informação gratuito e especializado em temas sobre o setor cultural.

Além destes recursos, o polo promove dois momentos de programação artística, o Gaivotas em Marvila e o Gaivotas no Pátio.

POLO CULTURAL GAIVOTAS |BOAVISTA

Rua das Gaivotas, nº 8, Lisboa

Programa completo aqui.

Lisboa, 14 de julho de 2022

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.