Boa Viagem por Cristina Lira

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Aniversário da Imigração japonesa

Aniversário da Imigração Japonesa:

Lugares e experiências em São Paulo para mergulhar na cultura japonesa

Em 2024, celebramos 116 anos desde a chegada do navio Kasato Maru, marcando o início da imigração japonesa no Brasil
  No dia 18 de junho de 1908, o navio Kasato Maru atracou no porto de Santos trazendo 165 famílias japonesas, totalizando 781 imigrantes que vieram ao Brasil para trabalhar nas plantações de café do interior paulista. Este ano, celebra-se o 116º aniversário da imigração japonesa no Brasil, que hoje abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, seguido pelos Estados Unidos e China. Em território brasileiro, a maior concentração de japoneses e seus descendentes está na cidade de São Paulo.

A cultura japonesa tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano e no interesse dos brasileiros. O crescente número de restaurantes de comida japonesa, o consumo de músicas, novelas, filmes e animações japonesas, especialmente entre os jovens, e a efervescência do bairro da Liberdade, conhecido por ser um polo de produtos, serviços e estabelecimentos focados na cultura oriental, são prova disso.

Em homenagem a esta data e aos fãs da cultura japonesa, a Civitatis, site e aplicativo de passeios em português no mundo todo, selecionou cinco lugares, eventos e experiências emblemáticos em São Paulo que farão você se sentir como se estivesse no Japão. Confira a lista:

 


1. Tour pela Liberdade + Museu da Imigração Japonesa


O tour guiado começa na Praça da Liberdade e, durante o passeio, os participantes conhecem a história da construção e desenvolvimento do bairro. O roteiro inclui lugares icônicos do bairro como a Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados, Capela dos Aflitos, templo Lohan, Museu da Imigração Japonesa e Jardim Oriental. Para reservar, clique aqui.

 


2. Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera

O Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera foi uma doação à cidade de São Paulo pelo governo japonês e pela comunidade nipo-brasileira. Construído com materiais e técnicas tradicionais japonesas, grande parte de sua estrutura foi trazida desmontada do Japão em um navio. As visitas ocorrem de quinta a domingo, das 10h às 17h, com entrada gratuita às quintas-feiras. Nos demais dias, o ingresso custa R$15 (inteira) e R$7 (meia, válida para crianças de 5 a 12 anos, estudantes e idosos). Crianças de até 4 anos não pagam.


3. Templo Busshinji
 

Localizado no bairro da Liberdade e inaugurado em 1955, o Templo Busshinji é o templo central da Escola Budista Soto Zenshu. O templo realiza diversos eventos e programações culturais abertos ao público, divulgados nas redes sociais (@templo_budista_busshinji). Os interessados podem, inclusive, participar do Zazen, a prática de meditação do Zen Budista, que ocorre semanalmente.Crédito: Divulgação/KENREN


4. Festival do Japão

O Festival do Japão é um evento anual realizado em julho no São Paulo Expo. Sendo um dos maiores eventos da cultura japonesa fora do Japão, oferece apresentações culturais, exposições, workshops e uma ampla variedade de comidas típicas. Este ano, a 25ª edição do festival acontecerá de 12 a 14 de julho.


5. Templo Nikkyoji

Localizado no Ipiranga, o Templo Nikkyoji é um centro budista da vertente do Budismo Primordial que oferece atividades religiosas, culturais e educativas. Além dos cultos diários abertos ao público, a programação completa é divulgada nas redes sociais (@catedralbudistanikkyoji).

Sobre a Civitatis

A Civitatis é a principal plataforma online de visitas guiadas, excursões e atividades em português nos principais destinos do mundo, com mais de 90.000 atividades em 3.800 destinos de 160 países.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem por Cristina Lira