ANAC ocupa 1° lugar em governança em relatório da OCDE

 

Estudo foi realizado com 29 autoridades de aviação civil da América Latina e do Caribe

 

 

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foi apontada como a melhor colocada em boas práticas de governança, dentre 29 Autoridades de Aviação Civil analisadas, segundo relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O documento faz parte de uma série de trabalhos da OCDE que trata sobre as ferramentas, governança e instituições de melhor regulação e seus impactos nos resultados da política. O objetivo dos estudos é o de fornecer informações sobre política regulatória e governança para os trabalhos da organização. O relatório está disponível no site da OCDE (clique no link para acessar).

 

Com base em dados coletados de abril a outubro de 2021, ao todo, foram analisadas 29 autoridades da aviação civil, pertencentes a 26 países ou territórios da América Latina e Caribe.

 

A avaliação foi feita a partir de uma análise, compilada pela OCDE, de questionários respondidos pelas próprias autoridades de aviação. Foram analisados três componentes de governança:

 

Escopo de atuação – indicador que aponta quão amplas são as atividades cumpridas pelo órgão regulatório (como definir tarifas, decidir por padrões e metodologias de operação, poderes de sanção e atividades de fiscalização);

 

Independência – componente que mapeia o grau de independência do órgão, sem influências indevidas de agentes políticos e do setor de regulados;

 

Responsabilização – fator que aponta a capacidade de prestação de contas do órgão regulador junto a acionistas – incluindo governo, Congresso e setores regulados – e o público geral. A responsabilização trata sobre a obediência a princípios de gerenciamento regulatório e observa a coleta, uso e publicidade de informações de desempenho do setor.

 

Quanto menor a nota atribuída, melhor o desempenho das instituições nos indicadores acima. A ANAC foi destaque absoluto na média dos três indicadores e dos indicadores Independência e Responsabilização, ficando em segundo lugar em Escopo de Atuação.

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.