Always® e LATAM se unem para doar mais de um milhão de absorventes em 5 estados brasileiros

 
Pelo fim da pobreza menstrual, a campanha #MeninaAjudaMenina conta com a ajuda do programa Avião Solidário para transportar gratuitamente os absorventes para as regiões Norte e NordestePara celebrar parceria, LATAM escalou uma tripulação 100% feminina para o voo desta quarta-feira, 9, na rota Congonhas-SalvadorDistribuição também está sendo realizada com apoio da Cruz Vermelha Brasileira e da Secretaria de Assistência Social do Amazonas 

2 — Após mobilizar uma grande campanha nacional sobre Pobreza Menstrual em 2021 e doar mais de três milhões de absorventes,Always®, marca da P&G de cuidado íntimo feminino, dá mais um grande passo na luta contra a pobreza menstrual no Brasil, desta vez em parceria com o programa Avião Solidário, da LATAM. Trata-se de uma nova doação de mais de um milhão de absorventes que beneficiarão aproximadamente 40 mil pessoas em 5 estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará e Pernambuco. Para operacionalizar o transporte, a Zenatur entra como parceira logística na entrega terrestre até o Aeroporto de Guarulhos. De lá, os produtos estão sendo transportados gratuitamente em voos da LATAM. Ao chegarem aos seus destinos, os absorventes serão distribuídos para as comunidades beneficiadas com o apoio da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) e da Secretaria do Estado de Assistência Social do Amazonas. A inciativa faz parte da campanha nacional promovida por Always® #MeninaAjudaMenina, pelo Fim da Pobreza Menstrual, que busca abrir ainda mais espaço para a discussão sobre a falta de acesso a produtos de higiene durante o período menstrual, além de contribuir junto à sociedade para dar a todas as pessoas que menstruam a oportunidade de ter um futuro melhor. “A pobreza menstrual vai além de um problema de saúde pública em todo o mundo. Ela afeta a confiança e autoestima e causa evasão escolar, impactando inclusive no futuro da educação e da economia do país. A pesquisa realizada por Always em 2020 alertou para o fato de que no Brasil uma em cada quatro mulheres já faltou à aula por não poder comprar absorventes. Este é um desafio coletivo e um compromisso que Always® assume com a sociedade”, diz Laura Vicentini, vice-presidente das marcas de cuidados femininos e bebês da P&G Brasil.
 O transporte de absorventes doadas por Always começou no dia 31. Para celebrar a parceria solidária, a LATAM escalou uma tripulação 100% feminina para o voo desta quarta-feira, 9, na rota Congonhas-Salvador. Comandaram a operação Leorgea Costa (comandante), Suiam Maritê (copilota), Mylena Brito (chefe de cabine), Rita Girão (comissária de bordo) e Claudia Regina (comissária de bordo).

As 20 mil caixas estão sendo transportadas pela LATAM Cargo até o fim de fevereiro, embarcadas gratuitamente em São Paulo pelo programa Avião Solidário. Os produtos são acomodados nos compartimentos de cargas dos voos comerciais de passageiros da LATAM com destino a Fortaleza (200.736 absorventes), Recife (200.736 absorventes), Salvador (350.784 absorventes), Manaus (300.096 absorventes) e Maceió (47.808 absorventes). Em julho de 2021, o programa Avião Solidário da LATAM já havia participado de uma primeira parceria com a Always, quando transportou quase 500 mil absorventes para 12 estados brasileiros.
 “A LATAM apoia a luta contra a pobreza menstrual e, por isso, decidiu colocar o Avião Solidário à serviço dessa causa. Essa é a segunda vez que embarcamos sem custos os absorventes e seguiremos atentos a todas as oportunidades para fazer a ajuda chegar longe e para quem mais precisa”, explica Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Brasil.
 A distribuição dos absorventes nas cidades de destino será feita pela Cruz Vermelha, que também é responsável por mapear as mulheres beneficiadas, e pela Secretaria do Estado de Assistência Social do Amazonas. “É importante ressaltarmos que nem todas as pessoas têm as mesmas condições financeiras de adquirir absorventes todos os meses. Por isso, é importante fomentar um olhar de cuidado à essa população em situação de vulnerabilidade. A Cruz Vermelha Brasileira agradece muito a Always e a Latam, pois milhares de meninas e mulheres são ajudadas cotidianamente por meio desse projeto tão necessário”, afirma Júlio Cals, presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira.

OS IMPACTOS DA POBREZA MENSTRUAL NO BRASILPara dar visibilidade sobre os impactos da pobreza menstrual, Always® realizou em 2020 uma pesquisa, em parceria com a Toluna, com 1124 mulheres entre 16 a 29 anos, de todas as classes e regiões do Brasil. Os resultados foram analisados pela pesquisadora e antropóloga Mirian Goldenberg e mostram que a falta de dignidade na menstruação é um reflexo da desigualdade de gênero e é agravado pelo tabu em torno da menstruação. Além disso, a pesquisa trouxe insights preocupantes:No Brasil, uma em cada quatro mulheres já faltou a aula por não poder comprar absorventes. Quase metade destas (48%) tentaram esconder que o motivo foi a falta de absorventes e 45% acredita que não ir à aula por falta de absorventes impactou negativamente o seu rendimento escolar.Mais de uma em cada quatro jovens (29%) revelou não ter tido dinheiro para comprar produtos higiênicos para o período menstrual em algum momento de suas vidas.Com as limitações financeiras, mulheres recorrem a alternativas, como papel higiênico, roupas velhas ou toalha de papel.
 CAMPANHA #MENINAAJUDAMENINA
 Ao longo de sua história, Always já realizou diversas ações contra a pobreza menstrual, destinando mais de 80 milhões de absorventes às meninas que mais precisam destes itens de higiene no mundo. A marca também lançou campanhas como #LikeaGirl ou #TipoMenina, que transformou o uso dessa expressão — que contribuía para despencar a confiança das meninas durante a puberdade –, e agora em todo o mundo fazer coisas como uma menina significa fazer coisas incríveis.
 Agora, a marca reforça o seu comprometimento com a causa, de forma ainda mais consistente e contínua, levantando a discussão para diferentes meios, se juntando a organizações que realizam um trabalho sério de combate à pobreza menstrual e doando produtos para meninas e mulheres de baixa renda que não tem acesso a produtos de higiene durante o período menstrual.
 Na campanha #MeninaAjudaMenina, já foram doados mais de três milhões de absorventes para as instituições Cruz Vermelha, com distribuição no sudeste e nordeste, Fluxo sem Tabu, projeto sem fins lucrativos que luta pela democratização do conhecimento sobre menstruação e pelo acesso a higiene íntima, e para Mulheres Pela Justiça, grupo de profissionais do judiciário que faz atendimento e acolhimento a mulheres em situação de violência.

Para ajudar na conscientização e reunir ainda mais apoio pelo fim da pobreza menstrual, a Always lançou um manifesto com a participação de suas embaixadoras, como Sabrina Sato. A marca também convidou a fotógrafa Maria Ribeiro, conhecida por usar a fotografia como instrumento de empoderamento feminino por meio de ensaios naturais, artísticos e isentos de manipulação de imagens, para retratar em fotos um pouco da realidade das meninas que sofrem com a pobreza menstrual. As fotos podem ser acessadas aqui.
 Para saber mais sobre as iniciativas de Always contra a Pobreza Menstrual, acesse aqui.10 ANOS DE AVIÃO SOLIDÁRIO DA LATAM
 O programa Avião Solidário existe há 10 anos e coloca à disposição de diversas comunidades da América do Sul toda a experiência logística e a malha aérea da LATAM para o transporte gratuito de pessoas e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais. Está diretamente conectado com a Agenda de Sustentabilidade do grupo LATAM, que conta com metas em Gestão Ambiental, Mudança Climática, Economia Circular e Valor Compartilhado.
Em meio a pandemia de Covid-19, o programa tem auxiliado constantemente no transporte gratuito de máscaras, equipamentos, profissionais da saúde e, principalmente, de vacinas. Por meio do Avião Solidário, a LATAM já transportou gratuitamente 200 milhões de vacinas contra a Covid-19 somente dentro do Brasil. Isso significa que 64% das vacinas distribuídas pela aviação no País embarcaram de graça com a companhia, tendo contribuído diretamente com a vacinação com duas doses de pelo menos 100 milhões de brasileiros.

Sobre AlwaysAlways®, líder em proteção de cuidados femininos, oferece uma ampla variedade de absorventes femininos e protetores diários criados para se adaptarem a diferentes tipos de corpos, fluxos menstruais e preferências. Visite o site para mais informações.Sobre a P&G  A P&G atende quase 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo com suas marcas. A empresa conta com um dos portfólios mais fortes de marcas líderes, confiáveis e de alta qualidade, incluindo Always®, Ariel®, Aussie®, ClearBlue®, Downy®, Gillette®, Gillette Venus®, Head&Shoulders®, Herbal Essences®, Metamucil®, Old Spice®, Oral-B®, Pampers®, Pantene®, Tampax® e Vick®. A comunidade da P&G opera em aproximadamente 70 países. Sobre a LATAM  LATAM Airlines Group é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais na América Latina e para a Europa, Estados Unidos e Caribe. O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321 A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, que além de terem acesso aos porões de aeronaves de passageiros do grupo, contam com uma frota conjunta de 11 aeronaves cargueiras, que será ampliada gradualmente até totalizar 21 aeronaves cargueiras em 2023. Operam na malha aérea do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas; oferecem uma infraestrutura moderna, uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender as necessidades dos seus clientes. Para mais informações financeiras, consulte o site. 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.