Alter do Chão é o cenário das novas coleções do fotógrafo Felipe Cerchiari

O artista busca na fotografia uma forma de transformar os lares e as vidas das pessoas, a arte tem o poder de inspirar as pessoas a irem mais longe

O fotógrafo Felipe Cerchiari escolheu a região de Alter do Chão, localizada no oeste do Pará, dentro do município de Santarém, na margem direita do Rio Tapajós, para fotografar as suas novas coleções.

Além de contar com diversas praias fluviais de águas mornas e doces, a região também é uma porta de entrada para a Amazônia, contando com um dos trechos mais bem preservados da floresta. Alter do Chão ganhou fama após ter sido eleita pelo jornal inglês The Guardian como o destino de praias mais bonito do Brasil. Apesar do seu estilo simples e pacato, a natureza que a circunda é exuberante.

Até o século XVIII, a vila era habitada majoritariamente por comunidades indígenas Boraris. Ainda se tem vestígios dos nativos devido à existência de diversos locais com grande quantidade de pedaços de barro e frequentemente são encontradas peças na forma de cabeça de urubu, círculos com furo no meio, cachimbos, entre outros, além de machados de pedra polida.

“Absolutamente encantando com a riqueza das crenças locais, resolvi não montar uma, nem duas, mas três coleções: Tupã, Ceuci e Caramuru. Tupã representando os céus, o espírito do trovão, é o grande criador dos céus, da terra e dos mares. Ceusi representando as matas, deusa das lavouras, é quem protege e acolhe os frutos da nossa terra. E Caramuru representando as águas, o peixe moreia, é quem ordena as grandes ondas e rege o oceano”, explica Felipe Cerchiari.
 

Foto: Felipe Cerchiari.


As lindas fotografias foram obtidas através de uma técnica minuciosa utilizada, onde todo o equipamento é diferente e vem com a missão de mostrar um ângulo raro e exótico para os quadros de paisagens paradisíacas. “Cada obra é única, com objetivo principal de emanar, através do olhar, as boas sensações encontradas pelo mundo. A minha visita em Alter do Chão me lembrou na infância na beira do rio Paraná e da importância do equilíbrio com a natureza”.

O artista busca na fotografia uma forma de transformar os lares e as vidas das pessoas, a arte tem o poder de inspirar as pessoas a irem mais longe. “É impressionante como nosso humor se transforma quando habitamos em um lar aconchegante. Trazer parte da natureza pra dentro de nossas casas através das obras tem sido minha maior linha de trabalho”, finaliza Cerchiari.

Sobre o artista

Felipe Cerchiari, 35 anos, é um fotógrafo brasileiro nascido no interior de São Paulo, passou parte da infância e adolescência às margens do rio Paraná e aos 20 anos foi morar por 4 anos na região Nordeste. Atualmente Cerchiari mora em São Paulo e além de fotógrafo é formado em administração de empresas e tem uma carreira de sucesso como diretor de inovação de uma grande empresa nacional (AMBEV). O artista possui hoje o Studio Cechiari e já registrou mais de 10 mil clicks, com fotografias abstratas, natureza e paisagens, sendo possível detectar traços que conversam com múltiplos universos. Através de uma entrevista prévia, o artista captura as preferências e características do ambiente designado e na sequência produz a obra que melhor se encaixa levando-se em conta a cor, tamanho e temas sugeridos.

Serviço

Studio Cerchiari

Instagram: @felipecerchiari

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.