Boa Viagem por Cristina Lira

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

“Alentejo de Corpo e Alma traz a Lisboa”, a gastronomia alentejana com jantares até o dia 23 de junho no Vila Galé Ópera

 

 

O Turismo do Alentejo, numa iniciativa piloto em parceria com a rede Vila Galé, trouxe a Lisboa o projeto “Alentejo de Corpo e Alma em Lisboa. No dia 20 de, junho, o presidente da entidade do Turismo Regional do Alentejo(ERT), José Manuel Santos recebeu a imprensa para um almoço no Vila Galé Ópera, para apresentar o projeto . Estiveram presentes, o vice presidente da ERT, Pedro Beato, Silvia Relvas também da ERT, pela rede Vila Galé, o diretor geral de vendas e marketing , Pedro Ribeiro e o diretor de Operações do Alentejo, Porfirio Perdigão.

Segundo José Manuel Santos, esse projeto tem como objetivo mostrar aos portugueses que o destino das férias dos portugueses é o Alentejo. ” No ano passado fomos a região de Portugal que mais cresceu no mercado interno.Basta lembrar que a média do país cresceu 2,1% e nós 7,3″. Neste ano temos o desafio de continuar a crescer.  ” Vamos mostrar e lembrar que o destino preferido dos portugueses é o Alentejo. E este projeto trouxe o patrimônio, a gastronomia, o artesanato da região para ser mostrado aos portugueses. ” Se tudo correr bem vamos repetir a ação”, disse José Manuel.

Foi citado durante o almoço os eventos que vão ocorrer durante o ano, entre eles, o XVI Festival Medieval de Elvas, que acontece de 4 a 7 de julho, o 10°Festival Internacional de Música de Marvão, de 19 de julho a 28 de julho, e tantos outros eventos culturais, religiosos, gastronômicos, turístico e do enoturismo. O Alentejo de Corpo e Alma em Lisboa , acontece no Vila Galé Ópera desde o dia 20 de junho com jantares apresentando   a gastronomia alentejana. O evento prossegue até o domingo 23 de junho. Dentro da ação, também receberam a tarde mais de 30 operadores turísticos e no jantar convidados e embaixadores do Alentejo . Também fecharam uma parceria com a Casa do Alentejo. Vieram artesãos de Évora e Sisa.

 José Manuel adiantou que o Alentejo estará presente na Feira Internacional do Artesanato na FIl pela primeira vez, com stand e 36 artesãos de 29 de junho a 7 de julho.

Segundo o diretor geral de vendas e marketing da Vila Galé, Pedro Ribeiro, o Alentejo é especial para a rede Vila Galé. “Temos 6 hotéis e vamos abrir o 7° em 2025”. É de grande importância fazer parte desta iniciativa.

 

Para celebrar a gastronomia e cultura alentejanas, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo promove  em parceria com o grupo Vila Galé, jantares com a melhor gastronomia da região, ao som de Cante Alentejano em Lisboa. O Hotel Vila Galé Ópera vai ser palco desta celebração, entre 21 e 23 de junho. Os jantares serão concebidos pelas mãos de três chefs.

 

Nos dias 21, 22 e 23 de junho irão decorrer os jantares que recriam a essência do Alentejo, ao som do Cante Alentejano, que irá contagiar pelo seu vasto repertório musical.

 Menu dos jantares:

Com um menu de degustação focado nos produtos e sabores típicos da região, estes jantares convidam a uma viagem gastronómica onde a cozinha alentejana é homenageada pelas mãos dos Chefs Romão Reis, André Sousa e Alberto Muralhas. A proposta gastronómica do menu propõe diferentes buffets para cada dia.

 

No dia 21, sexta-feira, o menu inclui diferentes opções, como as tradicionais e deliciosas Migas de tomate, a Cachola alentejana, a Paiola tradicional, a Bochecha de porco assada com bata doce e o Bacalhau dourado de Elvas. Para petiscar, os chefs propõem pimentos assados, chouriço tradicional assado (carnes de Alter), presunto ibérico (Aviludo) e queijos de ovelha, cabra e Serpa tradicional. Na hora da sobremesa, o difícil será escolher entre a Sopa Dourada, o Bolo Fidalgo ou o Bolo de Mel e Noz.

 

No sábado, dia 22 de junho, o buffet à moda do Alentejo sugere diferentes iguarias como a Sopa de tomate com ervas, as Sopas de cação, a típica Tomatada à alentejana, o Ensopado de Borrego ou o Arroz de pato em vinho tinto. Para terminar a refeição em beleza, as propostas de sobremesa incluem: Bolo pão de raia; Bolo pé de salsa; Sericaia com ameixas de Elvas; e Pudim de mel alentejano.

 

No último dia do buffet, domingo, o buffet inclui, entre os pratos principais, a Perna de borrego assada; Cachola alentejana; Lombo de porco assado com laranja; e Frango frito com poejos. Para adoçar o paladar, as opções variam entre a Ciganita; Pão de rala; Sericaia com ameixas de Elvas, e o Bolo rançoso.

 

Os jantares dos dias são abertos ao público em geral e as reservas deverão ser feitas através dos contactos: (+351) 213 605 412 ou pelo email [email protected]

 

Turismo do Alentejo promove destino entre operadores

Além dos jantares, a iniciativa ‘Alentejo de Corpo e Alma em Lisboa’ integra também um dia dedicado aos operadores turísticos. No dia 20, estiveram presentes no Hotel Vila Galé Ópera 18 empresas de animação e enoturismo para divulgarem a sua oferta no Alentejo junto de agências de viagens e DMC’s. A iniciativa conta também com a presença de grupos de Cante Alentejano e com artesãos de diferentes ofícios, como a Olaria de Nisa e a confeção de capotes, de Évora.

 

José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, considera que “eventos como o ‘Alentejo de Corpo e Alma em Lisboa’ são estratégicos e essenciais para dar a conhecer a riqueza da cultura e da gastronomia do Alentejo, enaltecendo a sua autenticidade, identidade e tradição. Este é um evento que irá juntar cerca de 50 operadores turísticos nacionais que terão a oportunidade de reunir com as empresas de animação e enoturismo com atividade no Alentejo, gerando maior proximidade entre oferta e procura. Nos restantes dias, dirigimo-nos ao público em geral, para, através de jantares temáticos, trazermos a gastronomia alentejana para Lisboa”.

 

Para a Vila Galé é muito importante fazer parte desta iniciativa, dada a nossa forte presença no Alentejo, onde somos a maior rede de hotéis. Temos seis unidades na região, três das quais em Beja, na Herdade de Santa Vitória, e ainda em Elvas, Alter do Chão e Évora. Além disso, também nos distinguimos pela forte aposta na gastronomia, privilegiando sempre os sabores regionais, porque acreditamos que dessa forma conseguimos enriquecer a experiência de quem nos visita e divulgamos o que é genuíno e realmente português. Aliás, temos até a nossa própria produção de vinhos e azeites no Alentejo”, reforça o diretor de Marketing e Vendas da Vila Galé, Pedro Ribeiro.

Além do workshop, irá também realizar-se um jantar no qual estarão presentes os operadores e diversas personalidades ligadas à região do Alentejo. Marcará também presença o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado e Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

 

 

 

 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem por Cristina Lira