Alagoas tem a maioria das praias próprias para banho, aponta levantamento

Estudo realizado pela Folha de S. Paulo revelou que nos cerca de 230 quilômetros do litoral alagoano, 31 dos 59 pontos de medição estavam aptos em todas as avaliações.

Texto de Raphael Silva, sob supervisão*
Fotos de Ascom/Sedetur

Francês (2).jpeg

Com águas cristalinas, coqueirais cobrindo a costa e belezas encantadoras, Destino Alagoas tem a maioria de suas praias avaliadas como propícias para banho, de acordo com estudo realizado pela Folha de S. Paulo. O levantamento mostra ainda que nos cerca de 230 quilômetros do litoral alagoano, 31 dos 59 pontos avaliados estiveram próprios para banho.

Entre as praias avaliadas como boas estão as praias do Francês e do Saco, na cidade de Marechal Deodoro, além das praias de Barra de São Miguel, no litoral sul alagoano. Na capital de Alagoas, a praia da Pajuçara está entre os pontos considerados próprios para banho.

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Caroline Balbino, o levantamento é resultado dos esforços do Governo de Alagoas no desenvolvimento turístico do estado.

“Através das intensas estratégias adotadas pelo Governo de Alagoas, através da Sedetur, o turismo alagoano vem se desenvolvendo cada vez mais e o resultado desse estudo demonstra isso. Recentemente tivemos a renovação do selo bandeira azul na Praia do Patacho, que é um exemplo de turismo responsável e que segue rigorosos protocolos ambientais. Nossas praias estão aptas para garantir a segurança e o lazer não somente dos visitantes, como também da população”, destaca.

O estudo mostrou ainda que além de Alagoas, outros estados como Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba concentram a maioria das praias que estiveram próprias para banho no período entre novembro de 2021 e outubro de 2022. Os dados de balneabilidade são monitorados pela Folha há seis anos, seguindo as normas federais sobre balneabilidade.

Turismo Seguro

A atividade turística em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.

No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional – Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió.

O Estado também registra 2.335 empreendimentos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.