AGOSTO DA ALEGRIA FOMENTA O TURISMO NO RN

O desenvolvimento sustentável da atividade turística de uma região depende diretamente do envolvimento de atrativos como a cultura e o lazer. Pensando nisto o Governo do Estado do Rio Grande do Norte criou o projeto “Agosto da Alegria”. Ontem à noite (27), a Fundação José Augusto e a Secretaria de Turismo lançaram o projeto para o trade turístico e jornalistas especializados. O evento aconteceu no Centro de Turismo e reuniu autoridades, empresários, associações, entidades do setor com apresentações folclóricas e poéticas de artistas potiguares.

O projeto “Agosto da Alegria” realizará uma programação de 28 dias com eventos realizados em 30 pontos da cidade, com mais de 160 atividades e 400 apresentações. A realização é da Fundação José Augusto e demais secretarias. De acordo com dados do Governo a estimativa é que o projeto envolva a participação de 18 mil pessoas e tenha um público total de 100 mil expectadores.

Para o presidente da ABIH, Enrico Fermi, esta é uma iniciativa diferenciada. “O empresariado tem a satisfação de aplaudir e contribuir da melhor forma que puder para apoiar e divulgar esta programação. Esta ação já mostra a força de vontade da Governadora Rosalba Ciarlini em desenvolver a atividade aliando também a valorização da cultura potiguar”, afirmou.

“Este será um “laço” entre o turismo e a cultura do nosso Estado. Será o encontro da cultura com o turismo significando a ampliação da economia potiguar”, afirmou a secretaria extraordinária de Cultura do RN e da Fundação José Augusto, Isaura Rosado, realizadora do projeto. Para o secretário de turismo do RN e presidente da Emprotur, Ramzi Elali, a idéia é que com a união de todos o projeto passe a integrar o calendário de eventos oficial do Estado. “Além de estimular nossos artistas, intelectuais e artesãos estaremos proporcionando ao potiguar e ao turista uma intensa programação de grande nível cultural durante todo o mês de agosto. Isto irá somar, e muito, para a economia do nosso Estado como um todo”, explicou.

Mesa redonda: “Experiências exitosas envolvendo Cultura, Turismo e Economia” – A abertura das discussões acadêmicas dentro do Agosto da Alegria começa com esta Mesa Redonda e a participação de nomes que são referência no fomento à cultura, turismo e economia: Robério dos Santos Braga, secretário de Cultura do Amazonas, que falará sobre a experiência bem sucedida de Parintins; Roberto Schimit, representante a Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, para falar sobre o Festival de Gramado e, Fernando Fonseca, secretário de Cultura de Pernambuco, que vai falar sobre grandes eventos e manifestações culturais como a Paixão de Cristo (Nova Jerusalém), Caruaru e o Frevo. Será no dia 8 de agosto, às 15h, no teatro Alberto Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.