Aeroporto de Copenhague irá melhorar a experiência dos passageiros após ser um dos primeiros a implementar o novo padrão de troca de dados (iSWIM) do Gestor da Rede, a EUROCONTROL

A implementação, liderada pela Amadeus, possibilita que os aeroportos troquem informações sobre o planejamento das partidas dos voos de forma mais precisa e pontual, proporcionando assim uma gestão mais eficiente da rede europeia de tráfego aéreo

Dado que o tráfego aéreo europeu deve ter um aumento anual de 1,7% durante os próximos cinco anos e que a capacidade dos aeroportos é cada vez mais limitada, a pontualidade está se tornando, a passos gigantes, um desafio para a indústria aérea.

Por essa razão, os programas em escala setorial, como os de tomada de decisões em colaboração nos aeroportos (em inglês, A-CDM), são de extrema importância, uma vez que são projetados para melhorar a eficiência dos processos aeroportuários ao fomentar uma colaboração mais estreita entre todas as partes envolvidas nessas operações.

No entanto, as inovações tecnológicas, os padrões e a melhoria das capacidades de conexão também podem ajudar os aeroportos a aumentar a eficiência das operações e, para isso, a Amadeus está apoiando Copenhague para transformar o seu aeroporto em um dos primeiros a implementar o novo padrão de conexão do Gestor da Rede, a EUROCONTROL.

Mas, como isso funciona?

Em poucas palavras, esta conexão permite o intercâmbio de informação por meio de serviços web de sistema para sistema (B2B) da EUROCONTROL, com base nos padrões SWIM. A Amadeus é responsável por facilitar a conectividade. O serviço web permite a troca automática de informação digital que, por sua vez, contribui para a melhoria das operações da rede de tráfego aéreo europeu.

A nova conectividade é baseada nas soluções Amadeus para ambientes aeroportuários e foi implementada diretamente entre a Amadeus e a EUROCONTROL, reduzindo a carga de TI para o aeroporto.

Christian Poulsen, Diretor de Investimentos e Vice-Presidente para a área de Ativos e Tecnologia do Aeroporto de Copenhague, disse: “A pontualidade é uma das necessidades mais importantes para os viajantes e um dos principais desafios da nossa indústria. A conexão com o serviço web B2B da EUROCONTROL nos permite melhorar a visibilidade e o planejamento de todo o ecossistema aeroportuário, ao propiciar uma visão geral dos voos que partem de Copenhague 24 horas por dia. Isso melhora o planejamento futuro e reduz atrasos, o que se traduz em uma melhor experiência para o viajante”.

Poulsen apontou: “Para nós, também foi muito importante limitar o impacto dessa implementação em nossas operações diárias. A conectividade nativa da Amadeus para o padrão do Gestor da Rede EUROCONTROL permite que o processo se realize com facilidade e fluidez”.

“O crescente volume de voos na Europa soma mais pressão às operações diárias dos aeroportos. A tecnologia desempenha um papel importante na melhoria da transparência da informação que é compartilhada entre os diferentes aeroportos e nos ecossistemas de cada um deles, e permite operar um maior número de voos e melhorar a pontualidade”, afirmouYannick Beunardeau, responsável por Airport IT da Amadeus para a região EMEAE acrescentou: “Nosso trabalho com o Aeroporto de Copenhague neste projeto foi muito bem-sucedido e podemos implementar esse tipo de interface de uma forma muito simples para os aeroportos, permitindo que se concentrem em suas operações estratégicas”.

Sobre o Aeroporto de Copenhague (CPH)

Com mais de 29 milhões de passageiros e 175 rotas de curta e de longa distância, o Aeroporto de Copenhague (CPH) é o maior aeroporto e centro de conexão na região escandinava e o terceiro maior da Star Alliance na Europa. Mais de 70 companhias aéreas operam 260.000 decolagens e pousos a cada ano.

Ao longo dos últimos anos, o aeroporto implementou o plano “Expanding CPH”, envolvendo o investimento de 20 bilhões de coroas dinamarquesas para ampliar e melhorar os terminais, passarelas, balcões de atendimento, instalações e sistemas de TI, a fim de aprimorar seu desenvolvimento para atender aproximadamente 40 milhões de viajantes todos os anos em um futuro próximo.

O CPH é reconhecido como o aeroporto mais eficiente da Europa em 12 das 14 edições dos prêmios concedidos pela Sociedade de Pesquisa de Transporte Aéreo (em inglês, ATRS). Além disso, recebeu diversos prêmios nos últimos anos, como o Aeroporto mais pontual da Europa ou como o melhor serviço de segurança aeroportuária do mundo, sem mencionar que possui o melhor serviço de cafeteria de aeroportos do mundo.

Sobre o Gestor da Rede (EUROCONTROL)

O principal objetivo da EUROCONTROL, a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, consiste em desenvolver um sistema fluido de gestão do tráfego aéreo em escala europeia capaz de responder ao aumento do tráfego aéreo, mantendo um elevado nível de segurança, reduzindo os custos e respeitando o meio ambiente. A EUROCONTROL conta com 41 países membro:
Albânia, Armênia, Áustria, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Chipre, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Moldávia, Mônaco, Montenegro, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, a antiga República Iugoslava da Macedônia, Turquia, Ucrânia, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. A EUROCONTROL tem acordos globais com o Reino de Marrocos e o Estado de Israel.

Sobre a Amadeus

A Amadeus fornece avançadas soluções para a indústria de viagens.  Entre os clientes da empresa estão fornecedores (companhias aéreas, hotéis, companhias ferroviárias, linhas de ferry etc), distribuidores de produtos turísticos (agências e portais de viagens) e compradores de viagens (empresas e companhias de gestão de viagens).

Para mais informações sobre a Amadeus, visite www.amadeus.com.  E, para obter mais informações sobre a indústria das viagens, siga-nos em www.amadeus1a.com.br.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.