
A ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal anunciou os vencedores dos Prémios Xénios 2025 – Excelência na Hotelaria numa cerimónia que decorreu na noite de 20 de março, no primeiro dia do XXI Congresso Nacional da ADHP, realizado no INATEL Caparica.
Os Prémios Xénios têm como objetivo reconhecer e distinguir os melhores diretores de hotel do país, bem como o melhor parceiro de negócio, destacando o desempenho dos profissionais da hotelaria em Portugal ao longo do último ano.
Após um período de candidaturas e uma votação online que registou mais de 147 mil votos, os finalistas foram avaliados por um júri constituído por personalidades de relevo no setor da hotelaria e do turismo. A decisão dos vencedores resultou da combinação dos votos do júri e da votação online.
Em nome da direção, o Presidente da ADHP saudou todos os nomeados e finalistas e felicitou os vencedores da edição de 2025 dos Prémios Xénios: “Estes prémios são um reflexo da qualidade e profissionalismo dos nossos diretores de hotel e parceiros de negócio. A hotelaria portuguesa continua a ser um pilar estratégico para o turismo nacional e, ano após ano, vemos o talento e a dedicação dos nossos profissionais a elevarem os padrões de excelência do setor“, afirmou Fernando Garrido.
Vencedores dos Prémios Xénios 2025
· Melhor Diretor de Hotel – Bruno Lima, Turim Hotels
· Melhor Jovem Diretor de Hotel – Ana Galo, Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel
· Melhor Diretor de Alojamentos – Susana Nero, AHM – Ace Hospitality Management
· Melhor Diretor de F&B – André Costa, EPIC SANA Algarve
· Melhor Diretor Comercial/Marketing e Vendas – Carolina Nogueira de Lemos, Hilton Garden Inn Évora
· Melhor Gestor de Revenue Management – Rita Amorim, Accor Hotels
· Melhor Gestor de Potencial Humano – Vera Pereira, PortoBay Hotéis e Resorts
· Melhor Parceiro de Negócio – Cocktail Team
À semelhança das edições anteriores, a direção da ADHP atribuiu também o Prémio Carreira. O galardão deste ano foi entregue a António Aguiar, em reconhecimento do seu percurso profissional e contributo para a indústria hoteleira. António Aguiar foi, durante nove anos, presidente da ADHP, tendo contribuído significativamente para o fortalecimento da associação e da sua capacidade de intervenção na defesa dos diretores de hotel. Foi também vice-presidente da Associação de Hotéis de Portugal e do Turismo de Lisboa. No papel de diretor-geral, esteve à frente de hotéis icónicos da região de Lisboa, como o Hotel Estoril Éden e o Lisboa Penta Hotel. Em reconhecimento do seu percurso, foram-lhe atribuídas distinções diversas, como a Medalha de Mérito Turístico em Prata do Governo Português (2002), a Medalha de Mérito Profissional da ADHP (2002), a Medalha de Mérito da Cruz Vermelha Portuguesa (2006) e o Award EURODIP (2008).
Este ano, a ADHP acrescentou uma nova distinção – o Prémio de Mérito – que foi atribuído à Presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Carla Salsinha, pelo trabalho notável em prol da promoção, dinamização e desenvolvimento da hotelaria regional.
“Os Prémios Xénios são uma celebração do talento e dedicação que tornam a indústria hoteleira nacional uma referência na Europa e no mundo. Felicitamos todos os vencedores e reafirmamos o compromisso da ADHP em continuar a promover e valorizar os diretores de hotel em Portugal“, concluiu o Presidente da ADHP.
O XXI Congresso Nacional da ADHP decorre até 21 de março, reunindo cerca de 600 profissionais em Almada para discutir o presente e o futuro da hotelaria e do turismo em Portugal.