Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Ações de sucesso na Disney são compartilhadas com o trade turístico do Brasil em evento da Embratur


Ações de sucesso na Disney são compartilhadas com o trade turístico do Brasil em evento da Embratur

Evento realizado em parceria com Fornatur e Anseditur fez parte das celebrações ao Dia Mundial do Turismo

– Usar as experiências de sucesso da Walt Disney World a serviço do turismo no Brasil. Com esse objetivo, a Embratur, o Fornatur e a Anseditur promoveram, nesta terça-feira (27/09), o evento “Bagagem para o Trade”. A ação fez parte das celebrações ao Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro desde 1980 e contou com mais de 500 participantes, entre representantes de órgãos públicos de turismo, associações, empresários, operadores, agentes, estudantes e outros profissionais do setor.

A programação contou com apresentações de profissionais que ajudaram a transformar o Magic Kingdom no parque mais visitado do mundo. O ex-vice-presidente da atração, Dan Cockerell, e a ex-facilitadora do Instituto Disney, Valerie Cockerell, apresentaram sua experiência em uma primeira palestra, que foi seguida da participação da Turismóloga e CEO da Aloha of America e On Stage Academy, Annie Marie Bittencourt.

Antes das palestras dos convidados, o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, fez um discurso de abertura do evento. Ele destacou o momento de retomada do setor mundialmente e ressaltou os esforços da Agência para divulgar o Brasil internacionalmente.

“Para a Embratur é uma honra e satisfação celebrar o Dia Mundial do Turismo com vocês, atores estratégicos na condução desta atividade tão importante para o desenvolvimento estrutural do Brasil. Nosso objetivo é inspirá-los e discutir ideias que possam fortalecer ainda mais uma marca também mundialmente conhecida e que desperta grande curiosidade: o Brasil”, disse.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, também qualificou o evento como uma oportunidade única de compartilhar experiências e enriquecer o turismo no país. “Costumo dizer que trabalho com o melhor produto do mundo, o Brasil. E embora tenhamos toda a riqueza, diversidade e potencial turístico, sabemos que o intercâmbio de informações com cases de sucesso como o da Disney nos ajudam a elevar o turismo nacional para outro patamar”, disse o ministro, por meio de vídeo, gravado direto da Amazônia.

Dan Cockerell compartilhou com os participantes os quatro pilares usados pela Disney para atingir o objetivo final, que é cativar o turista a ponto de programar seu retorno ao destino. “Precisamos pensar em resultados sustentáveis: as pessoas devem voltar ao seu local de origem e falar de forma positiva das experiências que tiveram conosco”, iniciou Dan. “É preciso entregar uma experiência de excelência. Na Disney, pensamos em quatro passos: o primeiro é a segurança. Isso é inegociável. Todas as ações que temos na Disney são baseadas na segurança. O segundo é gentileza, o terceiro é o show, quando você é transportado ao mundo mágico. E o último elemento é a eficiência, porque as pessoas querem ser cuidadas, gostam de se sentir acolhidas”.

Valerie Cockerell, que atuou por 16 anos no Instituto Disney, reforçou que o sucesso de uma atração depende de ações simples, mas é preciso regularidade e profissionalismo. “Não podemos confundir simples com fácil. Você tem que dar atenção aos detalhes. Tratar o gesto mais simples e a operação mais complicada com a mesma dedicação”.

A brasileira Annie Marie Bittencourt, CEO da Aloha of America e da On Stage Academy, empresas que atuam no mercado turístico norte-americano, contou que as premissas usadas na Disney são replicadas em seus negócios. Ela participou de programas de formação do Instituto Disney e hoje aplica essas referências. “Fazer com que todos se sintam parte do elenco mostra como a Disney pensa. Não somos funcionários, membros ou outra coisa. Nós somos parte do elenco. Quando nos sentimos seguros, oferecemos segurança. Trate como gostaria de ser tratado. Seja organizado e proativo. Divirta-se e deixe as pessoas verem como você está se divertindo”, comentou.

No encerramento do evento, a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Karisa Nogueira, enumerou alguns resultados das ações da Agência em 2022. “Hoje, sim, podemos comemorar o Dia Mundial do Turismo depois de dois anos tão difíceis para o nosso setor. Já recebemos mais de 1,6 milhão de turistas estrangeiros em 2022 e vamos trabalhar muito para ampliar esse número”, afirmou. Ela relembrou as campanhas publicitárias feitas pela Embratur em mercados estratégicos, como Estados Unidos e América Latina, além de press trips, roadshows e outras iniciativas.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem