Accor vai à Serra da Canastra com 20 arrumadeiras por plantio de árvores

Por intermédio do programa da ONU, ‘Plant for the Planet’, a Accor preserva o meio ambiente graças a economias obtidas no reuso de toalhas
Desde que a empresa se tornou signatária do programa das Nações Unidas, mais de 412 mil sementes já foram plantadas.

O grupo Accor, líder mundial em operação hoteleira e pioneiro no segmento de hotelaria em programas de sustentabilidade, reunirá, durante o fim de semana, 20 arrumadeiras de seus hotéis no Brasil para realizar o plantio simbólico de árvores no parque da Serra da Canastra, em Minas Gerais.

Com o objetivo de contribuir com a recuperação das florestas, em 2008, a Accor se tornou parceira do programa mundial da ONU “Plant for the Planet: Billion Tree Campaign”. A partir das diretrizes de desenvolvimento sustentável da empresa, que incluem temas como energia, água, lixo e biodiversidade, e com base no programa ambiental da ONU, a Accor criou um projeto para financiar o plantio de três milhões de árvores em regiões florestais afetadas pelo desmatamento até o final de 2012, em sete países onde a Accor está presente: Austrália, Brasil, Estados Unidos, Indonésia, Romênia, Senegal e Tailândia. Desde 2008, a Accor já financiou o plantio de 1,6 milhão sendo que destas 412 mil foram plantadas na América Latina.

Com o slogan “Aqui, suas toalhas plantam árvores”, o programa incentiva os hóspedes a refletirem antes de impactar o meio ambiente, com escolhas simples, como a opção pela reutilização de suas toalhas, os conscientizando através de adesivos fixados nos banheiros dos apartamentos indicando que a cada cinco toalhas reutilizadas, uma árvore será plantada.

Com o programa Plant for the Planet, a Accor reinventa a iniciativa de reutilização de toalhas com uma promessa real: 50% das economias obtidas no serviço de lavanderia são reinvestidas na plantação de árvores pela ONG Nordesta, transformando uma ação simbólica num benefício concreto.

De acordo com Julia King, coordenadora de desenvolvimento sustentável da Accor para a América Latina, a adesão dos hóspedes brasileiros tem sido surpreendente. “Foram reutilizadas mais de 220 mil toalhas só no primeiro semestre de 2011 e as economias se reverteram no financiamento do plantio de 47 mil árvores”, declara King,

A coordenadora ressalta ainda que paralelamente à conscientização os hóspedes, foi preciso um intenso trabalho de sensibilização com os colaboradores responsáveis pela linha de frente do atendimento do grupo. Desde 2009, a Accor tem investido em campanhas de comunicação e treinamento dos principais líderes deste projeto para alavancar seu engajamento.

Além do compromisso com a preservação dos recursos naturais, a atuação da Accor se estende ao apoio a diversas iniciativas para eliminar a exploração sexual infantil, ao desenvolvimento de campanhas de prevenção de epidemias, capacitação de jovens em hotelaria, entre outras ações. Os principais projetos e iniciativas de sustentabilidade da Accor estão disponíveis em http://www.accor.com/en/sustainable-development.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.