Academia Brasileira de Eventos e Turismo elege sucessor de Sergio Pasqualin

Em pleito marcado para o dia 3 de agosto, será eleito o novo ocupante da cadeira nº 30 da entidade, em substituição ao saudoso acadêmico Sergio Medina Pasqualin. Para ocupar a cadeira que tem como patrono Curt Otto Baumgart, apresentaram-se três candidaturas da mais elevada estatura: Andrea Nakane, Fernando Elimelek e Marcio Favilla

Segundo o estatuto da entidade, fundada em 2006, o escrutínio será secreto, realizado em reunião do Colégio Acadêmico que, em decorrência da pandemia, será online. Elege-se o candidato que obtiver votos de dois terços dos acadêmicos participantes da reunião. A formalização das candidaturas, orientada por meio de edital, deu-se até o dia 30 de junho de 2020.

“O prestígio e a importância da Academia Brasileira de Eventos e Turismo pôde, mais uma vez, ser comprovada pela excelência dos candidatos que desejam ocupar a cadeira que foi de Sergio Pasqualin. Em comum, os três apresentam o afã de contribuir com os trabalhos que a Academia vai continuar prestando aos eventos e turismo nacional”, salienta Sergio Junqueira Arantes, presidente da entidade.

Os candidatos  

Andrea Nakane é bacharel em Comunicação Social, possui especialização em Marketing, pela Escola Superior de Marketing (RJ), em Educação do Ensino Superior, pela Universidade Anhembi Morumbi e em Administração e Organização de Eventos, pelo Senac-SP. Acrescente-se Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense e é doutoranda de Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. É sócia da organizadora de eventos Mestres da Hospitalidade. Na hotelaria acumulou experiência nas redes Le Méridien e Grupo Posadas (Hotéis Caesar Park) e atuou também no segmento de celulose e papel, como gestora de Relações Públicas da Ripasa. É autora de dois livros e coautora de mais cinco livros, versando sobre eventos e turismo.

Fernando Elimelek é nascido no Cairo, capital do Egito e se notabilizou como empresário no ramo de eventos. CEO da Playcorp, Elimelek chegou ao Brasil em 1958, de 1965 a 1974 atuou junto a Caio de Alcantara Machado, como diretor do Salão do Automóvel e do Salão da Criança; de 1975 a 1985 foi diretor de marketing do Playcenter; de 1985 a 2000 atuou na implantação do Hopi Hari e expansão internacional do Playcenter na Argentina, Uruguai e Portugal, e em 1984 fundou a PlayCorp que dirige até momento, pela qual já realizou mais de 4.000 projetos no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Portugal. Entre os destaques de sua atuação como empresário, está a organização do Réveillon da Avenida Paulista, desde 1996, reunindo mais de 2 milhões de pessoas.

Também são cases memoráveis chancelados por Fernando Elimelek as 6 horas de Le Mans; Harley Days e Fifa Fan Fest São Paulo; Brahma Valley; e Skol Sensation. Em 2019, foi agraciado com a outorga do título de ‘Cidadão Paulistano’, outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo.

Marcio Favilla nasceu em Belo Horizonte, é economista pela UFMG e mestre em Estudos do Desenvolvimento pelo Instituto Internacional de Estudos Sociais, de Haia, Holanda. Possui larga experiência no setor público, nos âmbitos estadual e federal, especialmente em temas vinculados ao desenvolvimento econômico e financiamento de projetos, promoção de investimentos, políticas públicas e gestão de fundos governamentais. Foi Secretário-Executivo do Ministério do Turismo no período de 2003 a 2007 e, em seguida, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, de 2007 a 2009. Em 2010, assumiu o cargo de Diretor-Executivo da OMT (Organização Mundial do Turismo), o segundo mais importante da organização que atua no âmbito da ONU, permanecendo por dois mandatos, até 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.