ABIH-RN e Sudene consolidam parcerias para a hotelaria


Na tarde desta quinta-feira (10), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN) se reuniu, em sua sede, com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Na ocasião foi criado um comitê técnico para com o intuito de firmar parcerias entre as entidades.

O presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson, assim como os hoteleiros presentes, se mostraram interessados em ter acesso a recursos que possam ajudar o turismo no Rio Grande do Norte. “Nosso estado necessita de mais atenção, somos os principais geradores de renda do povo potiguar. Fomos massacrados pela pandemia, fechamos as portas e agora precisamos de todo apoio. Por isso estamos muito felizes com o início dessa parceria”.

O superintendente da Sudene, o potiguar General Carlos César Araújo Lima apresentou os principais instrumentos institucionais para apoiar as atividades do ramo hoteleiro, e tirou dúvidas sobre como os empresários podem ter acesso a financiamentos que ajudarão o setor.

“A Sudene pode auxiliar os hotéis de diversas maneiras. Estamos fazendo isso através dos fundos regionais FDNE e FNE – linhas de financiamento – além dos incentivos fiscais. Já na área de planejamento, cotamos com o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que estabelece programas e projetos que consideram o turismo como eixo estratégico para a dinamização das atividades produtivas locais”, afirmou o General.

Representando o Banco do Nordeste, o superintendente Thiago Dantas, destacou Plano Regional de Desenvolvimento. “O programa Nordeste Turístico prevê a integração dos roteiros turísticos da região; adensamento da cadeia de turismo, com dinamização das atividades correlacionadas; ampliação e melhoria da infraestrutura turística; requalificação urbana; conservação e reabilitação dos centros históricos; estruturação e promoção dos destinos turísticos (turismo ecológico, arqueológico, cultural e de eventos, religioso, de aventura, de sol e mar, agroturismo); e fomento à ampliação da rede hoteleira regional. Estamos a disposição para auxiliar a Associação e seus associados”, disse.

O objetivo agora é a elaboração de projetos, por parte dos hotéis, com a intenção de conseguir financiamentos. Além dos associados, estiveram no encontro  a comitiva da Sudene, o Diretor de Planejamento e Articulação de Políticas, Raimundo Gomes de Matos,  o Chefe de Gabinete, Carlos Pedro dos Santos Neto, o Assistente de Comunicação Social e Marketing – Agnelo Câmara de Mesquita Júnior, o Coordenador Geral de Gestão Institucional, Rafael de Albuquerque Feitosa, o Coordenador Geral de Estudos e Pesquisas, Tecnologia e Inovação, Marcos Falcão Gonçalves, a Coordenadora Geral de Promoção do Desenvolvimento Sustentável de Meio Ambiente, Beatriz Araripe Bezerra de Menezes Lyra, o Coordenador Geral de Incentivos e Benefícios fiscais e Financeiros, Silvio Carlos do Amaral e Silva e a Coordenadora de Normatização de Fundos de Desenvolvimento e de Financiamento, Cláudia Maria da Silva.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.