ABEAR propõe mesa de diálogo permanente com o governo para debater soluções para o preço do QAV

Proposta foi apresentada hoje aos ministros da Casa Civil, Economia e Infraestrutura

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e companhias do setor reuniram-se hoje (11) com os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, da Economia, Paulo Guedes, e da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. Durante os encontros, foi proposta a criação de uma mesa de diálogo permanente para buscar soluções para o setor aéreo, que tem sido fortemente pressionado pela disparada do preço do querosene de aviação (QAV). No ano passado, o QAV registrou aumento de 92% em relação a 2020 e, de 1º de janeiro a 1º de abril, o combustível acumula alta de cerca de 38%.

“Todas as reuniões tiveram um objetivo comum: o de propor aos ministros a criação de uma mesa de diálogo permanente para que possamos, juntos, encontrar soluções para a superação da crise do setor aéreo, deflagrada em 2020 pela pandemia do novo coronavírus e que ficou mais aguda recentemente com a guerra na Ucrânia, que tem pressionado os custos estruturais das empresas aéreas, principalmente o preço do QAV, responsável por mais de um terço dos custos do setor. Só com interlocução e resiliência poderemos garantir uma recuperação consistente do setor aéreo”, afirmou o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.