Iniciativa visa diminuir o número de ações judiciais no setor aéreo
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e suas associadas GOL, LATAM e VOEPASS, mais a Azul, firmaram nesta quinta-feira (25) Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) para projeto-piloto de mediação online de conflitos de passageiros. O trabalho tem como objetivo oferecer soluções alternativas com acordos para diminuir o número de ações judiciais no setor aéreo.
Para a desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzoti Mendes, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, a mediação é o caminho certo para diminuir o número de processos. “O que o consumidor quer é resolver o problema e o que as empresas querem é não ter mais aquele custo pesadíssimo dos processos. É um projeto onde todo mundo sai ganhando”, afirmou.
A presidente da ABEAR, Jurema Monteiro, celebrou o acordo e destacou a importância da iniciativa. “Encontrar no ambiente da Justiça a possibilidade de dialogar para solução é o melhor cenário que podemos ter para que possamos resolver essas situações e pacificá-las”, declarou.