ABAV/RJ integra comitê de projeto para a Copa do Mundo

A ABAV/RJ é um dos integrantes da comissão de concertação criada para discutir as propostas do Plano Setorial de Qualificação – PlanSeQ Copa do Mundo. O programa, uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com o Instituto João Havelange, tem por objetivo capacitar e qualificar cerca de 150 mil profissionais, nas cidades-sede e periféricas da Copa do Mundo de 2014, com o intuito de oferecer um atendimento de qualidade aos turistas durante o megaevento esportivo.

Na segunda reunião do grupo, realizada no dia 9 de setembro, foi aprovada a lista, enviada pelos sete estados-sede do mundial de futebol, com as divisões das vagas para o projeto. O documento será encaminhado ao Ministério do Trabalho e Emprego, que vai deliberá-lo e, em seguida, lançar o edital, possibilitando que instituições de ensino se preparem para realizar a capacitação da mão de obra.

“A qualificação de profissionais é um dos fatores determinantes para o sucesso da realização da copa do mundo no país. Ao capacitar a mão-de-obra, não somente garantimos um bom atendimento aos visitantes, mas também promovemos a inclusão social, elevamos a imagem do Brasil no exterior e envolvemos os brasileiros com a realização desses grandes eventos esportivos, fazendo com que, posteriormente, sintam-se responsáveis pelo êxito obtido”, diz a diretora secretária da ABAV/RJ, Rosele Pimentel, representante da entidade na comissão.

Serão beneficiados pelo programa profissionais de diversas áreas ligadas ao setor de turismo, entre eles, recepcionistas, ambulantes de alimentos, mensageiros, guias de turismo, taxistas, garçons e motoristas de ônibus. As aulas serão gratuitas e presenciais. O conteúdo programático inclui módulos como comunicação eficaz, inglês e espanhol instrumental, legislação específica da profissão, relacionamento interpessoal, noções de locais de interesse, entre outros.

Também integram o comitê Ney Jorge Campello, da Secretaria da Copa 2014 da Bahia (SECOPA), José Valdemir Soares, diretor da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Moacyr Auersvald, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhados em Turismo (CONTRATUH), Fernando Sette, secretário de desenvolvimento social de Minas Gerais; e Eusébio Luis Neto, da Força Sindical.