Da esquerda para a direita, Guilherme Luck (Luck Receptivo), João Luiz (Secretário de Turismo Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda), Marcos Teixeira (presidente da Abav) e Elizabeth Leite (presidente do Singturpe). Foto: Aline Soares/Pref. de Olinda
Um dos principais destinos turísticos de Pernambuco, a cidade de Olinda atrai milhares de visitantes interessados em visitar suas igrejas históricas, museus, monumentos e em passear pelas suas ladeiras centenárias. O potencial do destino é grande e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), ciente desta importância, inicia o ano dedicando atenção ao município, que acaba de empossar seu novo secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, João Luiz.
O presidente da ABAV-PE, Marcos Teixeira, reuniu-se na última quinta-feira com o gestor, num encontro que contou ainda com a presença da presidente do Sindicato dos Guias de Pernambuco (Signturpe), Elizabeth Leite, e do diretor da Luck Receptivo, Guilherme Luck. Na ocasião, foram discutidas melhorias especialmente na recepção dos visitante que chegam nos cruzeiros que atracam no Porto do Recife. A temporada de navios começou em outubro e se estende até março, coincidindo com a alta temporada, que em Olinda tem uma importância ainda maior pelo seu Carnaval, famoso mundialmente.
Entre as melhorias discutidas, estão o reforço na sinalização turística, a promoção de atividades artísticas e culturais especialmente nos principais horários de visitação dos turistas e ainda o aumento do número de vagas de estacionamento para ônibus e vans. São as vans que circulam pelas ladeiras levando os visitantes.
“Através deste encontro, podemos perceber que a nova gestão da Prefeitura de Olinda está buscando estreitar o relacionamento com quem faz o turismo no Estado. A gestão municipal mostra já nos primeiros dias uma postura aberta, acessível a ouvir as demandas dos profissionais do trade” destacou Marcos Teixeira.
O secretário João Luiz ressaltou que a cidade boa para o turismo é também aquela que é boa para o morador. “A nossa ação emergencial será melhorar a estrutura para recebermos o grande número de turistas dos cruzeiros e, para isso, precisamos envolver outras pastas, como Transporte e Trânsito, Serviços Públicos e Patrimônio e Cultura. Será um trabalho amplo”, afirmou.
É esperada a chegada de um novo navio de cruzeiro no Porto do Recife no próximo dia 19 de janeiro, quando a expectativa é que os visitantes e guias de turismo já contem com algumas novidades.