Partilha de experiências e de ideias entre autores e leitores, são as palavras de ordem, entre 14 e 18 de maio, na Lourinhã. Além de apresentações, oficinas, momentos interativos para todas as idades e conversas com escritores, a edição deste ano conta também com eventos multidisciplinares para mostrar que a palavra é um lugar em expansão.
A edição de 2024 do Livros a Oeste – Festival do Leitor vai celebrar a liberdade tendo como pano de fundo o 50.º aniversário do 25 de abril de 1974. Esta iniciativa anual, dinamizada pelo Município da Lourinhã desde 2012, promove a literatura, os livros e a leitura com um conjunto multifacetado de atividades e intervenções culturais, destinadas a públicos de todas as idades. Na 12.ª edição, o tema “…Liberdade…” dá o mote a uma programação inovadora, que coloca em perspetiva a relação com a palavra, bem como as possibilidades da criação literária hoje – num contexto de liberdade de expressão e de pensamento.
É esse espírito de criatividade que dita uma edição mais diversificada nos momentos programados. Além das conversas com autores e apresentações de livros, a 12.ª edição do Livros a Oeste – Festival do Leitor contará com oficinas, momentos interativos e eventos multidisciplinares que convocam diferentes linguagens artísticas.
Exemplo disso é a instalação artística “Três Luzes acenderam ao mesmo Tempo em Três Janelas Diferentes”, do músico português Noiserv. Este momento, que terá lugar no primeiro dia de festival, nasce de um livro e procura apelar à escuta de nós e do outro, através de um trabalho multidisciplinar que cruza os universos da literatura e da música, campo em que Noiserv conta com um trabalho profícuo.
Ainda na fronteira da palavra, o festival receberá o rapper português Sam The Kid que se juntará ao linguista Marco Neves para gravar uma emissão especial do podcast “Assim ou Assado”, sobre mitos e curiosidades da língua portuguesa, na noite de 14 de maio. Esta sessão terá tradução simultânea em língua gestual portuguesa. No dia seguinte, Sam The Kid e Marco Neves levam as curiosidades da língua portuguesa à escola, numa sessão de perguntas dedicada aos estudantes do ensino secundário.
“Num ano de festa, o Livros a Oeste – Festival do Leitor não poderia deixar de celebrar a liberdade que tirou as mordaças à palavra e à literatura em Portugal. O 25 de abril abriu um capítulo, não só de democracia política, mas também de democracia cultural, com uma maior participação cívica, nomeadamente através da expressão artística. A diversidade programada para esta edição é um reflexo dessa pluralidade, que queremos valorar, bem como do nosso objetivo de envolver públicos com diferentes condições, promovendo uma fruição mais abrangente da cultura”, refere José Tomé, responsável pelas áreas da Cultura e Educação do Município da Lourinhã.
Apresentações, conversas e oficinas numa grande celebração do leitor
São vários os momentos que esperam os leitores ao longo dos cinco dias de festival. Apresentações de livros, sessões dedicadas aos mais novos, oficinas, uma instalação multidisciplinar, leituras na rua ou a habitual feira do livro: a Lourinhã vai ser palco de uma grande celebração da palavra em todas as suas formas, expressões e interpretações.
No capítulo dos grandes autores, a vida e obra de Cesário Verde e os 500 anos de Luiz Vaz de Camões marcam a agenda desta 12.ª edição. Também o cinema estará em destaque, com a presença de João Gonzalez, realizador da curta-metragem The Ice Merchants, nomeada para os Óscares, e da guionista do filme Revolução Sem Sangue, Ana da Silveira Moura.
Nomes sonantes das letras portuguesas, como Afonso Cruz, José Pacheco Pereira, Nuno Artur Silva, Sérgio Godinho, Raquel Varela e Rui Zink, juntam-se a um grupo ainda maior de autores para falar das suas mais recentes obras. Esperam-se conversas envolventes, no espírito de liberdade e pluralidade que o tema da edição deste ano propõe.
O Livros a Oeste – Festival do Leitor está nomeado, pela segunda vez consecutiva, para os Iberian Festival Awards, sendo finalista da edição deste ano. O evento decorre na Lourinhã entre 14 e 18 de maio.