HFN – Hotel & Food Nordeste teve abertura concorrida


HFN – Hotel & Food Nordeste teve abertura concorrida

Com a interpretação do Hino de Pernambuco pelo cantor Marrom Brasileiro, homenageado do Clube Homem da Meia Noite em 2024, foi aberta, no início da noite desta quarta-feira (8), a HFN – Hotel & Food Nordeste, principal feira do setor de hotelaria e alimentação fora de casa na região, no Pernambuco Centro de Convenções.

Realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) e a Insight Feiras & Negócios, o evento seguirá até o final da noite de sexta-feira, com a expectativa de receber mais de 400 marcas e mais de 22 mil visitantes, em conjunto com a Super Mix, que acontece em paralelo. Juntas, as duas feiras devem gerar R$ 427 milhões em negócios, aquecendo o mercado às vésperas da chegada da alta estação.

“Tenho a felicidade de dizer a vocês que essa foi a maior feira já realizada, com mais de 200 expositores. Agradeço à Aspa, à ABIH, à Abrasel, ao Governo do Estado e à Prefeitura do Recife pelo apoio ao evento”, salientou, animado, o diretor da Insight, Rodrigo da Fonte, no discurso de abertura. Tatiana Menezes, também diretora da organizadora do evento, reforçou os agradecimentos pela confiança do empresariado. “Graças a muito trabalho e a credibilidade que conquistamos ao longo dos anos, as feiras cresceram. E isso não seria possível sem todo o apoio dos nossos parceiros e patrocinadores. Eles são essenciais”, disse.

A alegria dos realizadores ia além do grande número de estandes: em 2023, a HFN ampliou seu horário de funcionamento em uma hora, permitindo ainda que mais gente possa conferir as últimas novidades em tecnologia, serviços e equipamentos voltados à indústria de alimentação e hotelaria. Até o fechamento dos portões do Centro de Convenções, o que se viu foram estandes, corredores, e arenas de discussão lotados, com empresários e profissionais da cadeia do turismo em busca de fechar negócios e também se capacitar.

Dois espaços chamaram a atenção neste quesito, o Gourmet Experience e o Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste (FHAN). O primeiro está sob responsabilidade da Abrasel, que contou com o apoio do Banco do Nordeste e do Sebrae para oferecer palestras e debates acerca de temas como gestão empresarial, de pessoas e de processos, na abertura, e, nesta quinta-feira, sobre transformação digital, delivery e lucratividade.

“São assuntos de grande importância neste novo cenário de negócios do setor de alimentação fora de casa. O aperfeiçoamento dos gestores e da forma de conduzir o negócio e os processos envolvidos na operação é fator decisivo hoje para o crescimento. Tivemos uma fase dura de pandemia e, quem sobreviveu a ela precisou fazer grandes ajustes e segue se adaptando para voltar a crescer. A questão tributária é um desafio sempre e oferecer um bom produto não é mais suficiente para garantir a saúde financeira do negócio. Por isso apostamos na gestão como tema principal do Gourmet Experience”, explicou o presidente da Abrasel-PE, Tony Sousa.

Integrado ao Hotelcor, espaço assinado pela arquiteta Luciana Raposo, destacando a jornada do consumidor como experiência nos ambientes de um hotel e restaurante, o FHAN conta com grade de palestra com a curadoria do Hotelier News e organização da ABIH-PE. Na abertura e nesta quinta-feira, três conteúdos diários serão conduzidos de especialistas de todo o País. Serão abordadas desde as perspectivas e tendências para o desenvolvimento hoteleiro; à expectativa para a alta temporada do turismo no Nordeste e o panorama para o segmento de resorts, um dos mais fortes na região. No terceiro dia de feira, a ABIH-PE realizará uma rodada de negócios, das 15h às 18h.

 “Na HFN conseguimos reunir os principais fornecedores do País, permitindo à hotelaria independente e de pequenos meios, que são o forte da nossa região, negociar com os grandes players do mercado e também se capacitar. O Nordeste é carente deste tipo de evento e a HFN é uma porta para este empresariado. Prova disso é que o evento recebe representantes de hotéis do interior de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, Alagoas e do Ceará”, conclui o presidente da ABIH-PE, Artur Maroja.

Presente à abertura da HFN – Hotel & Food Nordeste, o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho, destacou a importância dos eventos para movimentar a cadeia do turismo do Estado. “A HFN e a Super Mix se destacam também por gerar um impacto social e econômico importante para Pernambuco. Mais de 20 mil pessoas estarão visitando a feira e muitas delas são fora do Estado. Isso tem um impacto direto na hotelaria e nos serviços. Estamos presenciando a maior feira da região Nordeste e o que queremos é todo ano bater novos recordes”, ressaltou Daniel Coelho.–

Rolar para cima