No encontro de Mercado e Negócio do Festival do Rio, presidente da Agência, Marcelo Freixo, apresentou painel e divulgou Edital de Curtas da EmbraturPresidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou do painel da 25ª edição do Rio Market, do painel “Políticas de promoção do turismo através do audiovisual e do audiovisual por meio do turismo” (Foto: Marcio Menasce/Embratur)
– O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou uma das políticas prioritárias da Agência da atual gestão à 25ª edição do Rio Market – encontro que envolve as áreas de Mercado e Negócio do Festival do Rio. Freixo participou do painel “Políticas de promoção do turismo através do audiovisual e do audiovisual por meio do turismo”, realizado nesta quarta (11), e abordou as ações que estão sendo articuladas pela Embratur para impulsionar a produção audiovisual que promova o turismo brasileiro.
Em sua exposição, Freixo usou exemplos para demonstrar aos participantes as inúmeras possibilidades em que o audiovisual pode ser uma poderosa ferramenta para promover destinos turísticos e atrair visitantes, destacando a importância da imagem e da narrativa na promoção de lugares e experiências.
“Hoje temos que pensar que essa a relação entre turismo e cultura são decisivos para esse novo modelo do século XXI. O audiovisual é estratégia central de promoção turística dos principais países do mundo, e nós precisamos posicionar o Brasil neste mercado, temos uma ampla diversidade de locações em nosso país e vamos atuar para simplificar a vida de quem deseja vir filmar no Brasil”, disse.
O presidente Marcelo Freixo afirmou ainda que a Agência planeja realizar press trips com profissionais de grandes produtoras e distribuidores de conteúdo internacionais, para que conheçam as locações e produções brasileiras de perto, e se conectem com o setor audiovisual local. Ele informou ainda que planeja ações com atores do governo federal, por meio de um Grupo de Trabalho Interministerial.
“Estamos estudando a possibilidade de realizar uma press trip voltada ao audiovisual, onde podemos trazer jornalistas estrangeiros para visitar rotas cenográficas ou de produções filmadas no Rio de Janeiro e em todo país. Temos um Brasil a ser descoberto e precisamos, conjuntamente, fortalecer essa iniciativa”, comentou.
O painel explorou, ainda, como as instituições, incluindo a Embratur, desempenham um papel fundamental na criação de programas e parcerias que impulsionam a indústria do turismo por meio da produção audiovisual, promovendo tanto destinos nacionais quanto internacionais.
O evento, realizado entre os dias 4 e 13 de outubro, na capital fluminense, fomenta e debate o cinema brasileiro e as produções nacionais. Nos próximos dias, os participantes e os principais representantes do segmento e players de negócio do Rio de Janeiro poderão participar de seminários, workshops sobre roteiro e direção e debates sobre produções brasileiras exibidas no encontro
Edital de curtas
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também apresentou o Edital de Curtas. Como estratégia de fomento do audiovisual, uma das políticas prioritárias da Embratur, a Agência lançou, durante a ABAV Expo 2023, em setembro, um concurso inédito de curtas-metragens ‘Brasil com S’, que irá selecionar projetos para a produção de obras audiovisuais que promovam o Brasil como destino turístico.
O ‘Edital de Curtas-Metragens Brasil com S’ irá apoiar financeiramente cinco projetos de curtas que tenham potencial de promover destinos, roteiros e experiências turísticas do nosso país, em formato de ficção, animação ou documentário. Os inscritos serão analisados por uma comissão julgadora constituída por representantes da Embratur e por especialistas nas áreas. Cada projeto selecionado terá R$ 60 mil para a produção do curta.
Ainda priorizando o audiovisual, a Embratur também firmou uma parceria com a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) para desenvolver ações conjuntas que ampliem a visibilidade dos destinos brasileiros a partir de obras audiovisuais, além de promover o Brasil como um destino film friendly. A Embratur planeja liderar a formação de um Grupo de Trabalho nacional, envolvendo diversos entes do poder público e privado, para fortalecer o trabalho das film commissions, e contribuir com melhorias de processos, dando agilidade e reduzindo a burocracia para a produção audiovisual no Brasil.
Clique aqui para saber mais informações sobre o Edital de Curtas.
Serviço:
RioMarket | Festival de Cinema do Rio
Data: 4 a 13 de outubro
Local: Rua do Russel 76, Rio de Janeiro