Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/cristina_shared/cristinalira.com/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio astra foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/cristina_shared/cristinalira.com/wp-includes/functions.php on line 6114
Férias e câmbio: confira dicas para viagens internacionais - Boa Viagem por Cristina Lira

Férias e câmbio: confira dicas para viagens internacionais

*Haryne Campos, especialista em câmbio na WIT Exchange

1. Quais são os meios de comprar moeda para viajar? Quais são as vantagens e desvantagens?

Os meios são:

Compra em espécie: é sempre importante ter uma quantidade em espécie como garantia, pois não são todos os comércios que aceitam cartões e nem todos os lugares possuem sinal de internet. A desvantagem dessa opção é a falta de segurança em andar com o dinheiro.

Cartão pré-pago: é uma opção com custo alto devido ao IOF de 5,38%, porém é uma ótima opção para pais que querem controlar os gastos do filho no exterior ou empresas que querem controlar gastos de funcionários em viagens.

Contas internacionais: hoje existem diversos tipos de contas internacionais digitais, e essa é a opção mais indicada devido à segurança e baixo custo. A única desvantagem é depender de caixas eletrônicos para saque da moeda ou de internet para utilização do cartão.

2. Quais são as opções de câmbio disponíveis no mercado e como obter a melhor taxa de câmbio?

Para viagens, as opções de câmbio são: turismo e comercial.

A taxa turismo é para os cartões pré-pagos e para compra da moeda em espécie, e é a taxa com maior custo. Já a taxa comercial serve para as transferências internacionais.

Indicamos que as compras sejam realizadas de maneira fracionada. Isto é, comprar/operar em duas ou mais vezes. Para isso, é preciso se planejar com antecedência e acompanhar o mercado de câmbio. Desta forma, você pode aproveitar um momento de queda para garantir uma boa cotação e comprar parte do valor, e ainda ter tempo para caso a cotação caia ainda mais, de comprar a segunda parte. Assim, é possível realizar uma taxa média das operações/compras.

3. Qual é a melhor forma de obter moeda estrangeira para viagens em períodos de férias, como por exemplo, julho e dezembro?

Independente da época, a melhor forma é levar parte do valor total em espécie e o restante em uma conta internacional.

4. Como acompanhar as flutuações cambiais antes e durante o período de férias para planejar melhor uma viagem?

O ideal é que você tenha essa preocupação com o câmbio no momento do planejamento da compra, ou seja, sempre antes da sua viagem; dessa forma você aproveita suas férias com maior tranquilidade. O acompanhamento deve ser feito através da cotação comercial da moeda.

5. Há recomendações dos melhores destinos internacionais para viajar nas férias de julho considerando a taxa de câmbio atual?

O valor do dólar recuou frente a muitos pares de moedas nos últimos meses, portanto, muitos turistas estão aproveitando o custo menor das viagens internacionais em países que trabalham com o dólar. Além disso, uma boa dica é escolher países onde o real tenha maior força, como Chile, Argentina, Peru, Colômbia e etc para que se tenha um poder maior de compra.

6. Quais são os cuidados que se deve ter ao utilizar cartões de crédito no exterior?

Nunca indicamos a utilização de cartões de crédito devido ao alto custo das tarifas bancárias; além da taxa de conversão da moeda não ser evidente no momento da compra. O cartão tem IOF de 5,38%, que encarece muito as compras. Para quem prefere utilizar cartão, indicamos o uso de cartão de conta internacional, onde é possível realizar as “recargas” com IOF de 0,38% ou 1,1%.

7. Existe o melhor momento para trocar a moeda local pela moeda estrangeira necessária para a viagem planejada?

Sim, o momento vai depender do câmbio. O ideal é que comece a acompanhar com pelo menos 6 meses de antecedência.

8. Quais são os países onde o câmbio é mais favorável para os turistas brasileiros?

Países onde o real possui mais força frente à moeda local, como é o caso dos países da América do Sul.

9. Como saber quanto levar de moeda em uma viagem?

Vai depender muito do local que você está indo, a força da moeda local e o nível de conforto/luxo que você deseja. O ideal é realizar um planejamento com antecedência e pesquisar bem os preços.

10. Qual é a proporção indicada para levar de moeda estrangeira/cartão de crédito/débito/conta global?

De 20 a 30% em papel moeda e o restante em conta global.

11. Quais são os cuidados para comprar moeda estrangeira?

Verifique se a instituição possui registro no Banco Central e a procedência dessa empresa; confirme se os custos estão todos inclusos em sua cotação para não ter surpresas; acompanhe o mercado com pelo menos 6 meses de antecedência da sua viagem e não deixe a compra/conversão para a última hora.

Sobre a WIT – Wealth, Investments & Trust

A WIT – Wealth, Investments & Trust é uma empresa especialista na gestão de patrimônio para pessoas, grupos familiares e empresas, atuando nas áreas de câmbio e remessas internacionais; assessoria de investimentos; seguros e benefícios; ativos imobiliários; consultoria patrimonial; e serviços financeiros. A WIT tem escritórios em Curitiba (PR), São Paulo e nos principais centros econômicos do interior paulista: Campinas, São João da Boa Vista, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba e Votuporanga. Conta com uma equipe de mais de 200 profissionais que agregam valor ao seu patrimônio para que você valorize o melhor da vida.

Rolar para cima