Vista Alegre celebra a vida e obra de Lourdes Castro

Sombra by Lourdes Castro entra para a coleção PAC da Vista Alegre

A Vista Alegre tem feito ao longo dos anos várias parcerias com artistas de renome. O PAC – Projeto de Artistas Contemporâneos – tem dado origem a peças ímpares, de um valor cultural e artístico sem precedentes. A Vista Alegre, marca quase bicentenária, celebrou a vida e obra da artista ao lançar duas jarras – Sombra by Lourdes Castro – num evento que decorreu em Lisboa, na Galeria 111, no dia 4 de maio, pelas 18h30. Esta é a vigésima terceira peça desta coleção, que começou em 2008 com uma obra de Eduardo Nery.

Nas palavras de Verónica de Mello, curadora de arte: “As duas jarras Sombra do Projeto Artistas Contemporâneos, Sombra Laranja e Sombra Verde, cada uma em edição numerada e limitada a 250 exemplares, foram criadas a partir de uma obra da coleção particular de Lourdes Castro e homenageiam esta criadora que deixou um importante legado na história da arte contemporânea portuguesa”. Afirmava a artista em 1962: “A surpresa do desenho, a simplicidade da forma, do contorno duma sombra, da sua invisível presença, fascinou-me tanto que ainda hoje para mim é nova. Uma sombra tem para mim mais significado do que simplesmente um objeto descrito. É uma maneira de contemplar as coisas e as pessoas à minha volta”. 

É a partir da década de 60 que Lourdes Castro explora a projeção e a fixação das sombras em materiais tão diversos como plexiglas, acrílico, lençol ou papel. Numa busca da síntese e da compreensão da forma, a artista cria uma leitura mais pura e desmaterializada da realidade, num jogo entre o tempo, a luz e a matéria.

Nesta celebração da arte através dos olhos de Lourdes Castro, a Vista Alegre homenageiou a vida e obra de uma das mais marcantes artistas portuguesas. 

As peças encontram-se à venda exclusivamente nas lojas Vista Alegre e online no site da marca: vistaalegre.com

Sobre PAC – Projeto Artistas Contemporâneos

O Projeto Artistas Contemporâneos convida vários criadores de prestígio nacional e internacional a desenvolver uma peça original para a Vista Alegre, de edição limitada e numerada, sublinhando assim a sua exclusividade. Da criatividade de Almada Negreiros, Amadeo de Souza Cardoso, António Ole, Armanda Passos, Cabrita Reis, Cândido Portinari, Cruzeiro Seixas, Eduardo Nery, Graça Morais, Joana Vasconcelos, José de Guimarães, Julio Resende, Malangatana, Manuel Cargaleiro, Manuel João Vieira, Martins Correia, Nadir Afonso, Oscar Mariné, Pedro Calapez, Pedro Proença, e Roberto Chichorro, nomes de referência nas artes visuais e no design contemporâneo, nasceram já diversas peças verdadeiramente únicas e especiais.

Para a Vista Alegre a inovação, apoio e enaltecimento do espírito criativo dos artistas que trabalham com a marca, são pilares fundamentais para a sua função de impulsionadora cultural. Lourdes de Castro junta-se agora com Sombra, a um universo de artistas visuais, que ao longo de quase 200 anos têm colaborado com a Vista Alegre, e que contribuíram para fazer da Porcelana uma Arte. 

Sobre Lourdes Castro

Lourdes Castro nasceu em 1930 no Funchal, ilha da Madeira. Após uma breve passagem por Munique, partiu para Paris durante 25 anos, regressando em 1983 à sua ilha natal. Conta com inúmeras exposições desde 1955, incluindo um vasto percurso internacional. Em Portugal a sua obra foi mostrada nas principais instituições. Em 2000, representou Portugal na XVIII Bienal de São Paulo. O seu trabalho foi galardoado com os seguintes prémios: Medalha do Concelho Regional Salon de Montrouge; Grande Prémio EDP; Prémio CELPA/ Vieira da Silva; Prémio Artes Visuais, Associação Internacional de Críticos de Arte; Prémio AICA/ Ministério da Cultura. Em 2020, na data em que cumpriu 90 anos, foi distinguida com a Medalha de Mérito Cultural, atribuída pelo Ministério da Cultura. A sua obra encontra-se representada em diversas coleções, públicas e privadas: Victoria e Albert Museum, Londres; Museu de Arte Moderna, Belgrado; museus nacionais de Varsóvia, Breslávia e Lódz; Centro de Arte Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; Fundação de Serralves, Porto, entre muitos outros.

Sobre a Vista Alegre

A fábrica de porcelana Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo, distrito de Aveiro. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa, e adquiriu uma notoriedade internacional ímpar. Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro feitos à mão e de elevada qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de “tableware” e “giftware” da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis. Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira, após a oferta pública lançada com sucesso sobre as ações da Vista Alegre Atlantis. 

Todos os anos, o design da marca portuguesa de porcelana, cristal e vidro chama a atenção dos mais prestigiados prémios de design internacionais, dos quais se destacam os German Design Awards, LIT (Light in Theory), Good Design Chicago, Innovative Interiors, European product Design Awards, IF, German Innovation Awards, Architecture Masterprize, German brand awards, entre muitos outros, em países como Alemanha, Estados Unidos e Itália. Contando, assim, com um considerável número de prémios na história da marca.

Grandes nomes do design contemporâneo, da pintura, escultura, arquitetura, literatura e outras formas de arte têm emprestado o seu talento a muitas criações da marca. Siza Vieira, Joana Vasconcelos, Patrick Norguet, Ross Lovegrove, Marcel Wanders, Jaime Hayon, Malangatana, Sempé, Brunno Jahara, Sam Baron, a marca francesa Christian Lacroix e a insígnia Oscar de la Renta são alguns dos artistas e designers que se associaram à Vista Alegre. Os serviços Vista Alegre são usados oficialmente pelo Presidente da República Portuguesa, pela Casa Branca, por várias Casas Reais e por muitas personalidades de todo o mundo. A Vista Alegre fornece ainda as loiças oficiais de várias embaixadas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as do Brasil, Espanha e Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais. Em outubro de 2018 a Vista Alegre foi distinguida pela Comissão Europeia com o prémio “Regiostars”, um galardão que gratifica os melhores projetos de política de coesão na União Europeia, privilegiando projetos inovadores e de boas práticas de desenvolvimento regional. Saiba mais em: www.vistaalegre.com 

Rolar para cima