Depois de consumir a linha branca, o brasileiro coloca viajar como pauta importante para consumo

Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro o Ministro do Turismo, Gastão Vieira, falou sobre o aumento do movimento nos aeroportos, da mudança no padrão de consumo de viagens de brasileiros pelo País e exterior, formação profissional e a expectativa para a Copa e Olimpíada. Leia abaixo trechos da entrevista, editada pelo Em Questão.

Inclusão social

O brasileiro, depois de consumir a linha branca, geladeira, fogão, ele coloca viajar em uma pauta, também, importante para o seu consumo. Por outro lado, temos o financiamento, o crédito consignado, que facilita a viagem.

Destinos nacionais

Os brasileiros continuam indo muito para o exterior. Mas eu preciso chamar a atenção de que as viagens dentro do país, principalmente com destino ao Nordeste, continuam num nível bem aquecido. (O fato de) ser mais barato ir para o exterior do que fazer turismo no Brasil tem, também, muito a ver com a explosão do consumo do turismo.

Viagem familiar

Há alguns anos, os nordestinos que moram em São Paulo dificilmente visitavam os seus parentes com frequência porque tinham de viajar de ônibus. Hoje, encontram uma boa oferta de passagem aérea e vão visitar os seus parentes. Esse cidadão faz uma viagem familiar, mas o ministério está atento para que ele faça turismo também.

Tarifa aérea

Nós estamos, nesse momento, conversando com o setor de aviação, gerando uma pauta positiva de desoneração daquilo que o setor considera como obstáculo. Dentro do governo, há toda uma pré-disposição para que, os possíveis de serem removidos, o sejam rapidamente, como já o foram para a indústria automobilística, para a construção civil.

Aeroportos

Independentemente das viagens com razões turísticas, o próprio dinamismo da economia brasileira faz com que os nossos aeroportos estejam sempre no limite da sua capacidade de bem atender os nossos passageiros. O governo federal está absolutamente tranquilo de que, até o início da Copa 2014, todos os aeroportos estarão em condições.

Aeroportos regionais

Dos aeroportos regionais, alguns já estão sendo construídos com o apoio do Ministério do Turismo, outros estão sendo reformados: a estação de passageiro construída, a pista aumentada.

Infraestrutura

O Prodetur é um programa de bastante sucesso, de financiamento da infraestrutura turística. Nós vamos mostrando que é possível que, identificando de uma forma bem clara aquelas obras de infraestrutura que são indispensáveis para consolidar o fluxo turístico, o Ministério do Turismo parece contribuir de uma forma bem decisiva.

Formação

Inicialmente, será executado no Rio de Janeiro, especificamente na Rocinha, um programa em que jovens em situação de risco recebem um treinamento para que possam ser absorvidos pelo mercado de trabalho, de hotéis, de restaurantes, etc. Nós vamos trabalhar com cerca de dois mil jovens e, se tivermos sucesso com a experiência, vamos repetir nas outras sedes da Copa.

Língua estrangeira

O motorista de táxi tem de ter o domínio mínimo de uma língua estrangeira, para tratar bem o turista, (assim como) aquele que trabalha no hotel e restaurante. O Brasil precisa avançar muito e dar uma formação bilíngue para os seus jovens, no mercado de trabalho tão competitivo e, cada vez mais, exigente.

Espanhol

Quase a metade daqueles que nos visitam vêm da América do Sul. Nós vamos fazer um acordo com esses países, nossos parceiros do Mercosul, e vamos mandar brasileiros estudarem espanhol durante, no mínimo, seis meses no Uruguai, na Argentina, no Paraguai.

Pronatec

O programa que dá uma formação técnica para o aluno regular do Ensino Médio brasileiro, o Pronatec, na parte destinada ao turismo, à hotelaria, à hospedagem, oferece 80 mil vagas.

Turismo Religioso

Solicitamos às Secretarias Estaduais de Turismo e as próprias prefeituras que definam aqueles eventos religiosos que podem receber apoio do Ministério do Turismo, que terá todo o empenho em fazer esse tipo de apoio financeiro para essas atividades turísticas.

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado na página da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

Rolar para cima