Em evento, companhia também apresentou estudo inédito sobre desafios e caminhos para alavancar a indústria da construção pesada no país
– A Deloitte, maior organização de serviços profissionais do mundo, lançou um hub de Infrastructure & Capital Projects, durante o primeiro encontro do Fórum de Produtividade em Infraestrutura e Projetos de Capital. O evento, realizado na última semana, no Learning Village, em São Paulo,também foi transmitido pela internet e teve a participação de especialistas que debateram os desafios para a melhoria da produtividade da pujante indústria de construção pesada do país.
O hub lançado no evento, parceria da Deloitte com a SingularityU e Learning Village, vai ajudar as corporações, executivos e empreendedores a entender melhor o impacto de tecnologias exponenciais e antecipar tendências, além de prepará-los para agir, se reinventar e navegar melhor pelo futuro. A ideia é fomentar um ecossistema diante da necessidade de atualização constante num cenário de transformação digital, inclusive por meio de compartilhamento de experiências e aprendizados.
“Com o hub, nosso objetivo é gerar valor para o segmento de infraestrutura e projetos de capital por meio de conexões entre as nossas áreas e o ecossistema de inovação, e explorar temas estratégicos do setor. O hub está sendo lançado com o que existe de mais moderno em termos de conhecimento, estudos e treinamentos para promovermos a inovação e acelerarmos a produtividade”, explica Eduardo Raffaini, líder de Infrastructure & Capital Projects da Deloitte.
O evento foi promovido pelo Centro de Excelência para Infrastructure & Capital Projects, criado pela Deloitte com a finalidade de estimular a produtividade por toda a cadeia de produção, gerando pesquisas, desenvolvimento e debates no setor de engenharia e construção.
“Como poderemos impulsionar a competitividade e a produtividade para uma cadeia complexa e multifacetada como a da construção? Essa é a pergunta que temos tentado responder com nossos estudos”, disse Raffaini. Segundo ele a grande oportunidade do setor de engenharia e construção é a produtividade, que esteve estagnada nos últimos anos. “Estamos realizando um raio-x para aplicar soluções viáveis nesse setor, maneiras de fazer mais com menos”, acrescenta.
No encontro, também foi lançada a pesquisa Produtividade e oportunidades para a cadeia de construção. Conduzido pela Deloitte, com apoio de diversas organizações do setor, o estudo, inédito no país, apresentou sob diversos ângulos os desafios em produtividade enfrentados pela cadeia de construção, a partir de seus três grandes estressores: o desafio de eficiência, a desconexão da cadeia e a capacidade de digitalização e aplicação de tecnologia e inovação para o ganho de produtividade. Veja o estudo aqui.
“Esse estudo faz uma importante contribuição ao mostrar que ser produtivo nesse setor, no ambiente digital e regulatório atual, é mais do que fazer mais com menos. É ativar a cadeia de modo inteligente, em uma relação sinérgica com uma rede de provedores que irão agregar agilidade, inovação, qualidade e sustentabilidade aos projetos”, explica Giovanni Cordeiro, diretor de Pesquisas da Deloitte.
O evento ainda promoveu uma discussão em que foram apresentados os avanços do Programa Brasileiro de Engenharia e Construção 4.0 (ProEC 4.0). Iniciativa conjunta da ABEMI (Associação Brasileira de Engenharia Industrial), do Instituto de Engenharia, do SINICON (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura) e da Deloitte, o ProEC 4.0 tem o objetivo de alçar o setor de engenharia e construção brasileiro à liderança global em competitividade e produtividade ao estimular, fomentar e prover pesquisas e desenvolvimentos de inovações tecnológicas para as atividades do setor, e disseminar a produção e transferência de conhecimento tecnológico.
Um dos objetivos do ProEC é implantar o Núcleo de Engenharia & Construção em Sorocaba (NECSOR), um canteiro experimental que será instalado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) para a demonstração das tecnologias em um ambiente que simula as condições de uma obra industrial. No evento, foram apresentados o ambiente digital e a maquete eletrônica do núcleo. O canteiro terá demonstrações para visitantes do uso de tecnologias digitais 4.0 que, aplicadas e integradas, poderão resolver problemas reais de negócios.
Durante o evento, foram realizadas mesas redondas em que foram discutidos os desafios e caminhos para alavancar a produtividade em projetos e engenharia e construção. Também foi debatido como a tecnologia pode alavancar a inovação na construção industrial e qual a importância do ecossistema para o setor de infraestrutura. Participaram especialistas da Deloitte e de diversas organizações parcerias, como HSM, Mosaic, Sterlite Power, Vale, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Beneficência Portuguesa, Rumo, CCR, Andrade Gutierrez, ABEMI, MCTI, Instituto de Engenharia, Trutec e PTS.
O Fórum de Produtividade em Infraestrutura e Projetos de Capital é uma série de quatro de eventos, promovidos pela Deloitte, que apresentará novas abordagens para o aumento da produtividade em projetos de capital, em toda a operação, no país. Os próximos três eventos vão abordar a infraestrutura industrial, a governamental e a imobiliária. As datas desses encontros ainda serão definidas.
Sobre a Deloitte
A Deloitte é a maior organização de serviços profissionais do mundo, com 415 mil pessoas gerando impactos que realmente importam em mais de 150 países. Com 177 anos de história, oferece hoje serviços de auditoria, consultoria empresarial, assessoria financeira, gestão de riscos e consultoria tributária para clientes públicos e privados dos mais diversos setores. No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é líder de mercado, cerca de 7.000 profissionais e operações em todo o território nacional, a partir de 15 escritórios. Para mais informações, acesse o site.
A Deloitte refere-se a uma firma-membro da Deloitte, uma de suas entidades relacionadas, ou à Deloitte Touche Tohmatsu Limited (“DTTL”). Cada firma-membro da Deloitte é uma entidade legal separada e membro da DTTL. A DTTL não fornece serviços para clientes. Por favor, consulte Deloitte para saber mais. A Deloitte é líder global em auditoria, consultoria empresarial, assessoria financeira, gestão de riscos, consultoria tributária e serviços correlatos. Nossa rede de firmas-membro, presente em mais de 150 países e territórios, atende a quatro de cada cinco organizações listadas pela Fortune Global 500®. Saiba como os 415.000 profissionais da Deloitte impactam positivamente seus clientes aqui.