Lisboa, a capital da Inovação!

Foi dado o pontapé inicial para Lisboa ser a capital da inovação, com o lançamento da fábrica de unicórnios de Lisboa, nesta quinta-feira (27) no Hub Criativo do Beato. O presidente da Câmara municipal de Lisboa, Carlos Moedas, disse que essa idéia era antiga e ja vinha conversando com parceiros, entre os quais, Gil Azevedo diretor executivo da Startup Lisboa, que acreditou que seria possível realizar este projeto.

Na presença de parceiros, investidores e imprensa, Moedas apresentou a Unicorn Factory Lisboa, agora de fato concreto e pronta para receber projetos desde o inicial a se tornar uma grande empresa. O investimento inicial de 8 milhões de euros. Um projeto audacioso, que vai elevar Portugal aos niveis internacionais da tecnologia, com parceiros fortes como Web Summit, cujo cofundador Paddy Cosgrave esteve presente , também junto com Gil Azevedo, diretor executivo da Startatup Lisboa.
“Fazer do impossivel o possivel”, disse Moedas em sua apresentação. Serão beneficiadas inicialmente 20 empresas top, mais 30 empresas corporativas. Entre os parceiros estratégicos estão empresas como o Google, Galp, BPI, PWC, Fidelidade, Raynair, entre outras. Entre os programas parceiros estão: Aicep, Altice, EDP, NOS, Portugal Ventures. Para Moedas, essa foi uma das melhores noticias que teve neste ano, tal qual a medida do transporte público para idosos residentes acima de 65 anos e o plano de saúde gratuito para idosos.
A fábrica de unicornios é uma plataforma de programas e hubs de apoio a startatups e scaleups na criação de produtos e modelos de negócios e no desenvolvimento de processos, para ganharem uma escala global e se tornarem unicórnios.

O diretor executivo da Startup Lisboa, Gil Azevedo, muito entusiasmado com o projeto que já é uma realidade, disse que foi criado um ecossistema , onde foi criado novas idéias junto a universidades , entre outros parceiros. A Startup Lisboa iniciou em 2012, já a Web Summit em 2016 e em 2022 a Unicorn Factory Lisboa já é um fato consumado. Ele dividiu o processo em dois momnetos, Scaling up e Soft Landing e subdividiu em 5 pilares, dos quais consta: immersive upskilling, mentors board, corporate matching, internation Growh , company, ou seja, a startup terá todo acompanhamento em todos os caminhos do processo. Já no soft Landing, terá immersive session, curated networking, administrativo help desk, office space e acess to local comunity. Apesar de Portugal não ter a dimensão como Nova York ou outros centros tecnológicos, a idéia é criar uma rede de hubs incubadores, trabalhar o setor privado para ser único a nivel internacional.
O cofundador da Web Summit, Paddy Cosgrave , finalizou o evento, confirmando porque Lisboa foi escolhida para sediar a Web Summit que acontece de 01 a 04 de novembro deste ano na capital lusitana. Era um projeto que já estava para acontecer.Web Summit é a maior conferência da Europa em tecnologias e acontece desde 2009. Os participantes são desde empresas de grande porte a pequenas empresas de tecnologia.

  • Cristina Lira em Lisboa- Portugal
    Jornalista de Turismo & Negócios
Rolar para cima