Câmara Municipal de Lisboa (CML), a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a 4ª Divisão Policial do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública apresentam o Projeto Venda Responsável de Álcool, Tabaco e jogos Sociais, no próximo dia 15 de julho (sexta-feira), pelas 15h, no Lx Factory (espaço Fábrica L).
Para além da CML, ARSLVT e a 4ª Divisão da PSP de Lisboa, são também parceiras as juntas de freguesia da Ajuda, Alcântara, Belém, Campo de Ourique e Estrela que fazem parte deste projeto piloto.
Trata-se de um projeto de Prevenção Ambiental dos Comportamentos Aditivos que visa mitigar o acesso de jovens, menores de 18 anos, a substâncias psicoativas, como álcool, tabaco e jogos a dinheiro. O projeto pretende esclarecer os comerciantes sobre a legislação ligada ao álcool, tabaco e jogos sociais e sensibilizá-los para a venda responsável destes produtos, visto que são agentes de prevenção da comunidade.
Com o apoio de materiais informativos, como folhetos e crachás, a equipa, constituída pelas 3 entidades envolvidas no projeto, pretende realizar ações de proximidade, junto de estabelecimentos comerciais locais, próximos de escolas e outros espaços recreativos frequentados por jovens, como cafés, bares, mercearias, entre outros. Será feita uma avaliação posterior das ações realizadas para aferir o conhecimento dos comerciantes, com o objetivo de se fazer cumprir a lei.
Na apresentação do projeto vão estar presentes os representantes das 3 entidades: Laurinda Alves, Vereadora responsável pelo pelouro dos Direitos Humanos e Sociais da CML, Luís Pisco, Presidente da ARSLVT e o Superintendente Domingos Antunes, Chefe da Área Operacional do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, em representação do Comandante Metropolitano da PSP de Lisboa.
Lisboa, 13 de julho de 2022
LX Factory- R. Rodrigues de Faria 103, 1300-501 Lisboa