Ministério da Saúde destaca a ABEAR pelo apoio no transporte gratuito de órgãos para transplante

Ministro interino Rodrigo Cruz participou hoje do lançamento da
Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos

O ministro interino da Saúde, Rodrigo Cruz, destacou hoje (27) a contribuição da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e das companhias aéreas nacionais pelo transporte gratuito de órgãos para transplante. Cruz participou da cerimônia de lançamento da Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, promovida pelo Ministério da Saúde, em Brasília. Atualmente, 53.218 pessoas estão na fila para receber a doação de um órgão, segundo dados informados pela pasta.
 

Em 2020, as companhias aéreas nacionais transportaram 4.895 itens para transplante, por meio de 2.911 voos. Somente no primeiro semestre de 2021, foram embarcados nas aeronaves da aviação comercial 2.573 itens, em 1.611 voos.
 

“Agradeço a ABEAR e as empresas aéreas brasileiras por sua valiosa contribuição nesse programa importante para o sistema de saúde nacional”, disse o ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz, enfatizando que o Sistema Único de Saúde (SUS) representa a maior rede pública de doação de órgãos do mundo.

Rolar para cima