Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente10 respiradores e 15 mil embalagenspara refeições para Manaus

Ação faz parte do compromisso social da companhia em auxiliar comunidades em situações de risco à saúde, preservação do meio ambiente e catástrofes naturais
Ao todo, já foram transportados 187 respiradores para 7 estados brasileiros, sendo 61 para a capital amazonense. Ainda levou 60 toneladas dealimentos para combate à fome  ao longo de 2021
 O programa Avião Solidário da LATAM decola mais uma vez para o Amazonas para auxiliar no enfrentamento da pandemia de Covid-19, cumprindo a sua missão social de auxiliar comunidades em situações de risco à saúde, preservação do meio ambiente e catástrofes naturais.  Nesta ocasião, com 10 novos ventiladores pulmonares desenvolvidos por pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e 15 mil embalagens de refeições para distribuição para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 
No Brasil, o programa Avião Solidário já transportou gratuitamente 187 respiradores desde o início de 2021, sendo 61 deles para Manaus. Desta vez, a capital do Amazonas recebeu, na última sexta-feira (6), a doação de mais 10 unidades de ventiladores novos para serem destinados aos hospitais do estado. O transporte dos equipamentos busca suprir a alta demanda hospitalar ocasionada pela pandemia da Covid-19 no estado.
E nesta terça-feira, dia 10, com saída do aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, o programa transportou também 300 caixas com 15 mil embalagens de refeições para distribuição entre pessoas em situação de vulnerabilidade social em Manaus. A carga foi enviada pela ONG Gastromotiva, uma das instituições parceiras da LATAM, que acredita no poder transformador do alimento como ferramenta de desenvolvimento e transformação social. Veja aqui a atuação social da companhia em 10 anos de contribuições no Brasil.
Esse é mais um exemplo da atuação da LATAM no combate à fome no Brasil, sendo que a companhia já doou mais de 100 toneladas de alimentos e transportou gratuitamente outras 60 toneladas. Também está diretamente conectado com o pilar de Valor Compartilhado dos compromissos de sustentabilidade assumidos pelo Grupo LATAM para encurtar distâncias e ser um ativo social para as pessoas e comunidades em que está inserido.
Sobre o INSPIREOs respiradores da Escola Politécnica da USP são produzidos com um valor em torno de US$ 1 mil e desenvolvidos com a colaboração da Marinha do Brasil, responsável pela montagem e atende aos requisitos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) O respirador é um equipamento que suporta a vida do paciente em estágio crítico da covid-19. O ventilador respira pelo paciente e substitui a respiração natural por uma artificial. O objetivo da Escola Politécnica da USP foi desenvolver uma eletrônica brasileira que permite um monitoramento em tempo real da condição respiratória e de adaptação. 
Entre os diferenciais do ventilador criado na Poli USP, estão: rápida produção; utiliza tecnologia brasileira; equipamento portátil; possui autonomia de até 2 horas em caso de falta de energia elétrica; não precisa de uma linha de ar comprimido para o funcionamento; ideal para a utilização em hospitais de campanha, ambulâncias e regiões remotas. Mais informações do INSPIRE no site.

Sobre a Gastromotiva Fundada em 2006, pelo chef e empreendedor social David Hertz, a Gastromotiva é uma organização que oferece formações profissionais para que seus alunos se tornem empreendedores, auxiliares e chefs de cozinha, replicadores da sua metodologia. Além de despertar em muitos deles a vontade de se tornarem mobilizadores comunitários, que gerem oportunidades locais e ações de combate à fome em seus territórios. São múltiplos impactos, utilizando a gastronomia como ferramenta de transformação social e combate ao desperdício. Somando 15 anos de experiência e vivência da Gastronomia Social no Brasil e mundo, a ONG contribui para a transformação de vidas nos locais em que atua e cada vez mais amplia sua visão e ação global de cooperação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. 
Sobre a LATAM
LATAM Airlines Group é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais na América Latina e para a Europa, Estados Unidos e Caribe. O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321 A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, que além de terem acesso aos porões de aeronaves de passageiros do grupo, contam com uma frota conjunta de 11 aeronaves cargueiras, que será ampliada gradualmente até totalizar 21 aeronaves cargueiras em 2023. Operam na malha aérea do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas; oferecem uma infraestrutura moderna, uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender as necessidades dos seus clientes. Para mais informações financeiras, consulte www.latamairlinesgroup.net.
Rolar para cima