A Huawei tem rodado o país em busca de jovens que estejam interessados em participar do ICT Competition, campeonato mundial promovido anualmente para estudantes de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e que acontece pela primeira vez no Brasil. Desde que foi lançado, em agosto, representantes da Huawei já visitaram 15 universidades brasileiras, impactando mais de 10 mil estudantes. O objetivo do programa é promover o desenvolvimento do setor de TIC por meio não só de novas soluções como também do investimento em capital humano.
Ocorrendo simultaneamente em mais de 50 países, o programa deve receber no Brasil cerca de cinco mil alunos em sua primeira fase, que acontece por meio de uma prova online. Os 100 alunos aprovados nessa etapa competirão em uma seletiva nacional, que determinará quem serão os seis representantes do Brasil na fase final, que acontecerá na China em 2019. Os finalistas, além de ganharem prêmios no Brasil, também poderão conhecer os laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento da sede global da companhia, além de receber certificados de acordo com sua colocação e concorrer a smartphones Huawei.
“O ICT Competition é uma forma de preparar estudantes para a era pós IoT, das coisas conectadas e inteligentes, que já vivemos hoje. A transformação digital é inevitável para promover inovação em qualquer companhia e em qualquer sociedade, além da qualificação de mão de obra especializada no setor TIC brasileiro ser crucial para o crescimento do país”, diz Merivaldo Silva, responsável por parcerias Educacionais da Huawei do Brasil.
Em sua última edição, o programa recebeu cerca de 40 mil alunos de 32 países, como México, Índia e Itália. Na ocasião, os finalistas puderam estudar e viver por um semestre no campus da Universidade de Ciência e Tecnologia da China (SUSTech), onde tiveram a oportunidade de conhecer os mais avançados laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento de tecnologias como Internet das Coisas e Inteligência Artificial.
Entre as instituições de ensino visitadas estão Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (MA), Inatel (MG), Kroton (SP), Faculdade de Engenharia de Sorocaba (SP), Universidade Federal do Ceará (CE), Instituto de Educacao Ciencia e Tecnologia do Maranhao (MA), Centro de Exibição e Tecnologia do SEBRAE (MA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (CE), Instituto Federal Sul de Minas (MG), Softex. Nas próximas semanas, a Huawei visitará a USP e UNIP. Para participar, os universitários devem se registrar no site da competição: https://www.huaweiacad.com/.