Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/cristina_shared/cristinalira.com/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio astra foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/cristina_shared/cristinalira.com/wp-includes/functions.php on line 6114
Site e aplicativo do MTur permitem consulta de locais com acessibilidade - Boa Viagem por Cristina Lira

Site e aplicativo do MTur permitem consulta de locais com acessibilidade

Garantir acessibilidade é uma maneira de tornar as viagens possíveis a todos os cidadãos. Para facilitar a busca por locais que incluam pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, o Ministério do Turismo criou, em 2014, o Guia Turismo Acessível, um site onde é possível consultar e avaliar estabelecimentos e atrações turísticas que ofereçam acessibilidade. A iniciativa conta também com um aplicativo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,2% da população do país apresenta algum tipo de deficiência. Com a ferramenta, o turista pode pesquisar bares, restaurantes, atrativos e empreendimentos turísticos que mantenham rampas de acesso, cardápio em braile, mesas exclusivas e símbolos gráficos de acessibilidade.

O guia é colaborativo e oferece a opção para o usuário avaliar os locais por onde passou. O material está disponível nos idiomas português, inglês e espanhol e pode ser baixado gratuitamente na loja da Windows Phone, Apple Store e Google Play.

A ferramenta faz parte do Programa Turismo Acessível, do Ministério do Turismo, que realiza ações voltadas à promoção da inclusão social e do acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em atividades turísticas.  Entre 2006 e 2016, o Ministério investiu mais de R$ 82 milhões em obras de acessibilidade, além de apoiar a qualificação e capacitação de profissionais que atendem turistas com deficiência.

Em breve, a ferramenta será reestruturada e trará mais agilidade na colaboração dos usuários. “O guia é importante para facilitar a vida do turista que necessita de um serviço mais acessível, além de incentivar o setor a se adaptar a essa realidade, tornando-se mais inclusivo e competitivo. Com a reforma do site e do aplicativo, os acessos e avaliações serão mais rápidos”, explicou a Coordenadora Geral de Turismo Responsável, Isabel Barnasque.

EXEMPLO BRASILEIRO NO JAPÃO – Como parte da preparação do Japão para a realização dos Jogos Tóquio 2020, o Ministério do Turismo foi convidado pelo governo japonês para compartilhar as experiências sobre o planejamento e realização das ações de turismo durante os Jogos Rio 2016.

A apresentação foi realizada pelo Diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, que apresentou, dentre outros assuntos, o modelo de planejamento adotado para o projeto, a realização do revezamento da Tocha Olímpica e as ações de qualificação, infraestrutura, facilitação de viagens e promoção.

As autoridades japonesas demonstraram interesse no projeto Casa Brasil, que recebeu mais de 500 mil visitantes durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O Programa Turismo Responsável também despertou interesse dos participantes. A All Nippon Airways (ANA), uma das maiores empresas aéreas do Japão, publicou recentemente um artigo sobre o tema em sua revista de bordo.

Rolar para cima