Instituto completa 50 anos esta semana e recebe homenagem da Frente Parlamentar Mista de Turismo
Evento contou com representantes de órgãos do governo, do trade turístico e foi prestigiado por parlamentares
Na manhã desta quinta-feira (17), a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) foi homenageada por seu cinquentenário pela Presidência da Frente Parlamentar Mista de Turismo. Em Sessão Solene na Câmara dos Deputados, evento que introduz o calendário de ações previstas para 2017, representantes do Instituto e de órgãos de governo, do trade turístico e parlamentares reforçaram a importância da entidade para o desenvolvimento do turismo e cobraram mais investimentos para o setor.
O presidente da Comissão de Turismo da Casa, Herculano Passos, conduziu a sessão ao lado do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, da diretora técnica do Sebrae Nacional, Heloisa Menezes, do deputado federal Mauro Mariani e da doutora Renata Passos. Em nome do presidente da Casa, Rodrigo Maia, Mauro Mariani reforçou o elevado valor do Instituto para o desenvolvimento nacional: “Os 50 anos da Embratur foram decisivos para o desenvolvimento do Brasil e é sempre uma honra para nós, parlamentares, abrirmos as portas da Casa do povo brasileiro para homenagear pessoas ou instituições que trouxeram mudanças significativas para o nosso País”.
Na mesma linha, Lummertz realçou os esforços da Embratur junto ao Ministério do Turismo e à Casa Civil para que a entidade se fortaleça na corrida pelo turismo que acontece em todo o mundo. “Desde 2003, quando recebemos a missão de promover o Brasil no exterior, já geramos enormes mudanças na vinda de turistas estrangeiros para o País e na receita cambial. Há quem diga que é pouco, mas temos que olhar para o futuro e para isso estamos lutando para receber mais recursos e condições para investimentos no setor”, complementou.
O presidente do Instituto enfatizou ainda que a mudança passa por uma melhoria no ambiente de negócios do Brasil. “Já fazemos a divulgação internacional e temos um rico produto brasileiro, precisamos agora nos atentar à dinâmica nos negócios e à burocracia excessiva para proporcionar investimos em diversas áreas do turismo”, finalizou Vinicius Lummertz, agradecendo a homenagem da Casa à entidade.
Em sua fala, o deputado Mauro Mariani usou Santa Catarina como exemplo de sucesso no turismo já que, segundo ele, o estado atingiu a maior arrecadação de sua história nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, por conta do verão. “Esta é uma prova da importância do turismo para a recuperação econômica. No Brasil, isso é reforçado pela capacidade da Embratur de impulsionar a geração de empregos, criação de novos negócios, desenvolvimento regional e de sustentabilidade”, disse.
De acordo com Heloisa Menezes, o turismo alimenta os pequenos negócios e sustenta o desenvolvimento local em todo o Brasil. “O fortalecimento dos empreendimentos de pequeno porte passa por operadores, pousadas, bares e restaurantes. Há infinitas oportunidades para o setor a partir do investimento no turismo e parabenizo a Embratur por revisitar as necessidades e os desafios em vista do crescimento do Brasil”, explicou a diretora do Sebrae Nacional.
O presidente da sessão elogiou a elaboração do Plano Aquarela 2020 por parte da Embratur e os esforços para que o Brasil consiga, após os megaeventos encerrados este ano, projetar o turismo no exterior e aumentar o fluxo de turistas no Brasil. Além disso, reforçou o posicionamento da Comissão de Turismo para aumentar os investimentos na promoção do exterior: “Esta Comissão fez sua parte e agora vamos trabalhar para que os R$ 400 milhões sejam canalizados de fato para a Embratur“, finalizou.
Também prestigiaram o evento os presidentes da ABIH Nacional e da ABIH-SP, Dilson Fonseca e Bruno Omori, respectivamente; o presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Valdir Walendowsky; o representante da ABEOC (Associação Brasileira das Empresas de Eventos), Sérgio Junqueira Arantes; o deputado Dalírio Beber, além de outros parlamentares e representantes do trade turístico.
Confira declarações proferidas sobre o cinquentenário da Embratur:
“Temos um potencial enorme e o trabalho da Embratur é essencial para levarmos a nossa cultura para o mundo. Muito orgulho de participar desta Comissão pois o turismo significa emprego e renda e, para o Brasil recuperar usa economia, o turismo está entre os itens mais importantes.”. (Deputado Federal Edinho Bez, de Santa Catarina)
“Se não fosse por essa Comissão e pelo trabalho da Embratur, não teríamos avançado tanto no turismo. Precisamos crescer e mostrar o que somos, o que é o Brasil”. (Deputado Federal Gonzaga Patriota, de Pernambuco)
“Temos todas as condições para mudarmos o turismo do Brasil. Já estamos em 5º lugar na balança comercial e não existem impedimentos para que, nas próximas décadas, passemos para a 1ª posição. Fico feliz com a coincidência das datas de comemoração dos 50 anos da Embratur e dos 80 anos da ABIH, sempre juntos pelo desenvolvimento do turismo”. (Dilson Fonseca, presidente da ABIH Nacional)
“O turismo é mais que economia, cultura e natureza, é hoje a única atividade do planeta que aproxima pessoas de diferentes raças, culturas e ideologias. É uma indústria da paz, onde as pessoas são mais tolerantes e isso também é trabalhar por um País melhor”. (Jeanine Pires, ex-presidente da Embratur)
“A Embratur precisa ser fortalecida, devido ao papel emblemático que cumpre na atuação nos mercados nacionais e internacionais. O turismo deve ser tratado em uma dimensão acima dos partidos políticos por tudo que representa para o desenvolvimento do Brasil”. (Deputado Federal Otávio Leite, do Rio de Janeiro)