EMBRATUR E TRADE COMEMORAM SUCESSO DA PARTICIPAÇÃO NA FIT

Ampla geração de negócios e exposição dos destinos brasileiros marcou a presença brasileira na tradicional feira realizada na Argentina

Vinicius Lummertz entre operadores e expositores na FIT 2016, em Buenos Aires

Os números finais ainda não estão fechados, mas pela avaliação dos operadores e representantes de destinos turísticos que participaram da 21ª FIT (Feira Internacional de Turismo) encerrada ontem (4) em Buenos Aires, esta foi uma das participações mais efetivas do Brasil nos últimos anos. Com estande repaginado em função, principalmente, da realidade orçamentária atual, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) reduziu a área do espaço principal, mas contou com a presença de um maior número de empresas e destinos. Neste ano, 42 participantes compartilharam o espaço de 200m².

“Não se tratava apenas de colocar mais operadoras e destinos com maior estrutura para atender o público, confiantes no crescimento do mercado argentino. O que vimos foi gente trabalhando sem parar, que terminava o dia satisfeito com as vendas e novos contatos. Ouvi de operadores e secretários de turismo dizerem que desta vez, apesar do espaço menor e do clima de apreensão no ar por conta da recente instabilidade política do País, tinha valido muito a pena participar da feira”, comentou o presidente do Instituto, Vinicius Lummertz.

O entusiasmo marcou o clima do último dia, quando o foco era a participação de profissionais do trade. O estande da Embratur, assim como os de estados e municípios que montaram estruturas próprias, ficou lotado do início ao final dos trabalhos. Mesmo assim, os participantes se reuniram para registrar o bom momento em uma foto com o presidente da Embratur. A participação não passou desapercebida aos mais experientes líderes do trade turístico. Empresário do setor, o vice-presidente da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagem), Guilherme Paulus gostou do que viu.

“Realmente saltava aos olhos o entusiasmo do pessoal e quem trabalha conosco disse que não foi só percepção, aconteceram muitos negócios. O entusiasmo que o Brasil mostrou durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos parece ter contagiado os turistas dos países vizinhos. Afinal, as férias de verão estão aí, eles vão viajar e, por que não, para o nosso País, que tem tanta coisa para ser mostrada?”, arriscou o empresário.

Atuação conjunta

A Embratur trabalha com a possibilidade de um aumento continuado do fluxo de turistas argentinos que deverão estar no Brasil durante o próximo verão. No ano passado, do total de 6,3 milhões de estrangeiros que estiveram no Brasil, 2 milhões eram argentinos, de acordo com o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo. Só no início de 2016, mais de 300 mil turistas do País vizinho estiveram no Brasil.

Neste final de ano e início de 2017 poderão ser outros 200 a 300 mil, calcula Lummertz. “A Argentina é e continuará sendo nosso grande parceiro no turismo. E isso ficou mais do que demonstrado nesta edição da FIT”, resumiu Bruno Reis, coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Instituto.

Rolar para cima