O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Turismo, está capacitando trabalhadores ligados ao turismo no Litoral Norte do Estado. A capacitação integra o Projeto “Nas Trilhas dos Potiguaras”, cujo objetivo é desenvolver o turismo da região, formada por mais de 30 localidades. Estão sendo oferecidos os cursos de Excelência no Atendimento ao Turista, Comercialização de Artesanato na Web e Condutor Turístico, além de consultorias. A meta é capacitar 300 pessoas. Desde a semana passada, o site do projeto está no ar, em fase experimental (www.trilhasdospotiguaras.com.br).
O Secretário Executivo de Turismo, Ivan Burity, destacou a importância dos cursos, ministrados, em parceria com o Sebrae. “Esse projeto tem como principal objetivo desenvolver o turismo do Litoral Norte, fomentar a economia da região. Para isso, temos que qualificar o receptivo; as pessoas precisam estar preparadas para receber o turista”, afirmou.
Os cursos estão sendo oferecidos nos municípios Lucena, Barra de Camaratuba, Barra de Mamanguape, Forte Velho e Baía da Traição, além de várias aldeias. “Todos os agentes locais já têm embriões de trade. Esses cursos, somados ao potencial turístico dessa região, farão com que o projeto Nas Trilhas dos Potiguaras comece da maneira mais sólida possível, com geração de renda, de emprego e – nunca é demais lembrar – respeito à natureza da região, com mais de 35 quilômetros de áreas preservadas de um total de 63 quilômetros”, pontuou Ivan Burity.
Serviço – As oficinas de capacitação deverão ocorrer em:
Barra de Camaratuba, de 01 a 12 de março.
Barra de Mamanguape, de 14 a 21 de março.
Baía da Traição e aldeias, de 28 de março a 11 de abril.
Forte Velho, de 12 a 18 de abril.
Nas Trilhas dos Potiguaras – O objetivo do Projeto é desenvolver o turismo sustentável no Litoral Norte do Estado. Para isso, o Governo do Estado desenvolveu toda a infraestrutura necessária, a exemplo da construção de estradas. Ao todo, serão beneficiadas mais de 30 localidades.
Foram construídas as estradas de Forte Velho e de Barra de Camaratuba, formando dois portais nessa área do Litoral Norte. O local está repleto de praias belíssimas, rios, lagoas, trilhas, comunidades, além de uma rica gastronomia, com tradição indígena. “O objetivo do Governador Ricardo Coutinho é unir tudo isso, a fim de promover o desenvolvimento sustentável do turismo na região”, comentou Ivan Burity.
O secretário executivo de Turismo afirmou, ainda, que o governador Ricardo Coutinho elaborou o Projeto para atender todo o Litoral Norte porque a cultura potiguara não se restringe apenas às aldeias ou à reserva indígena. “A cultura Potiguara dominou todo o Litoral Norte da Paraíba, durante séculos, e aqui foram escritos os primeiros capítulos da história do Brasil”, ressaltou.
O site – O site é uma das ações do Projeto “Nas Trilhas dos Potiguaras”. Inicialmente, estará disponível apenas em Língua Portuguesa mas, em breve, contará com Espanhol e Inglês. Nele, será possível encontrar várias informações sobre o Litoral Norte do Estado, como a geografia e também a estrutura do trade turístico, como pousadas, bares e restaurantes.
Características da região, a exemplo da gastronomia e de informações sobre a história dos potiguaras também estarão disponíveis. “O site será uma grande prestação de serviços para o turista que pretende conhecer a região, bem como para quem pretende investir nas potencialidades turísticas do Litoral Norte”, ressaltou o Secretário Executivo de Turismo.
O endereço é o www.trilhasdospotiguaras.com.br.
Secom PB
Fotos: Secretaria Executiva do Turismo