Em comemoração ao “Ano Internacional do Solo – 2015” estabelecido pela ONU, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), promoverá, nesta sexta-feira (04), o seminário “Solo e Água no Contexto do Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas”. O evento, que será realizado na sede da Codevasf em Brasília, reunirá mais de 40 participantes, representando diferentes instituições, que apresentarão trabalhos científicos a fim de promover o debate, divulgar pesquisas e socializar metodologias e tecnologias sustentáveis.
De acordo com o engenheiro agronônomo da Codevasf, Paulo Cerqueira, que é um dos organizadores do seminário, essa é uma oportunidade de promover uma maior integração entre as instituições que atuam com essa temática. “É também uma forma de sensibilizar técnicos das empresas parceiras para o manejo e a conservação da água e do solo”, completa.
Os trabalhos, que serão apresentados em forma de pôsteres, foram selecionados por uma comissão científica e abordarão desde economia e reuso de água até identificação de solos, revegetação, recomposição de nascentes, entre outras vertentes. “Todos os trabalhos expostos durante o evento serão disponibilizados também no nosso site”, informa Cerqueira.
Programação – O seminário é uma iniciativa voluntária de técnicos da Codevasf e de instituições parceiras. Além da apresentação de pôsteres, a programação contará com mesas redondas que abordarão as seguintes temáticas: “O Brasil e o debate internacional sobre a governança e preservação dos solos e da água”; “Governança e gestão do uso do território e dos solos não urbanos – Papel do Governo”; “Plano Nascentes”; “Programa Produtor de Águas – Pagamento de serviços ambientais”; “Rochagem no manejo da fertilidade do solo e seu impacto na mitigação de gases de efeito estufa”; “Otimização do uso da água em perímetros públicos de irrigação”.
O evento conta com apoio da Embrapa Cerrados, Embrapa Semiárido, Universidade de Brasília (UnB), Tribunal de Contas da União (TCU), Divisão de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Agência Nacional de Águas (ANA).
Para mais informações: [email protected].
Mais informações: http://www.codevasf.gov.br