O papa Francisco encaminhou uma carta ao presidente Horacio Cartes para agradecê-lo pela Companhia durante sua estada no Paraguai. “Nos fortalece o espírito para enfrentar os duros desafios”, disse o presidente em resposta à carta do Sumo Pontífice, na qual agradeceu por seu apoio permanente e humanidade demonstrados durante a visita dos dias 10, 11 e 12 de julho.
“Senhor Presidente. De volta da Viagem ao Paraguai, ainda me acompanha e consola a mobilização festiva e a alegria do povo paraguaio durante a minha visita”. Esse foi o início da carta do Santo Papa, datada de 18 de julho, e que foi enviada ao presidente do Paraguai, Horacio Cartes.
“Agradeço ao senhor presidente e sua contínua presença nas diversas atividades, assim como sua humanidade. O seu gesto de encontrar e buscar a menina com câncer, Maria Fernanda, que queria me ver me comoveu. Um testemunho como ese de um chefe de Estado me trouxe a memória uma frase muito antiga: Non coerceri a máximo, continere tamen a mínimo, divinum est (Afrontar coisas grandes e, talvez, se ocupar mais das pequenas, isso é divino)”, escreveu o Santo Padre.
“Prometo orar por sua gestão e por todos os paraguaios, e peço que o faça também por mim.”. E conclui dizendo: “Que Jesus abençoe ao querido povo do Paraguai e a Virgem Santa lhe cuide. Cordialmente”.
Resposta presidencial
“A carta recebida de Sua Santidade, hoje, é prova do amor de quem foi recebido por carinho pelo povo, que se esforçou para lhe transmitir isso a cada passo pelo país.
Suas palavras e as lembranças vivas que ficaram de sua visita nos permite também reviver e recordar com intensidade as suas sábias palavras e conselhos.
A emoção com que nos presenteou nos fortalece o espírito para enfrentar os duros desafios que temos como sociedade para combater a pobreza e a cobiça desmedida.
Deus escute as orações do Santo Padre para o Paraguai, e nos dê a força que precisamos.Honrando seu pedido, comprometemo-nos como Nação a rezar por Sua Santidade e trabalhar por um país mais justo, com corações abertos.
Que Deus abençoe e bendiga a Sua Santidade o Papa Francisco, o nosso Papa!”