Anderson Cooper declara seu amor por Trancoso e constrói casa no vilarejo

Âncora da CNN desenvolve projeto com o designer Wilbert Das, idealizador do UXUA Casa Hotel & Spa

Acostumado à cobrir conflitos, guerras e revoluções em zonas de crise internacionais, o jornalista americano Anderson Cooper, âncora do canal CNN, parece ter encontrado seu refúgio no mundo: Trancoso, na Bahia, foi o lugar escolhido por ele como seu endereço para momentos de descanso. Sua primeira visita ao vilarejo aconteceu há alguns anos quando ficou hospedado no UXUA Casa Hotel & Spa, um conglomerado de 11 casas cinco estrelas que celebram o estilo rústico, tradição e simplicidade do sul da Bahia. Criado por Wilbert Das, designer e amigo de Cooper, o hotel inspirou o projeto de sua casa de veraneio – também assinada por Das.

Filosofia de Trancoso
Anderson comprou um dos poucos lotes vazios no Quadrado, no coração de Trancoso, perto da histórica igreja da cidade e vislumbrou um projeto totalmente sustentável: nenhuma árvore foi cortada e quase todos os materiais utilizados são recuperados. Essa é uma forte filosofia no trabalho de Wilbert Das, que utiliza insumos como pedaços de madeira de celeiros desativados, caçambas de caminhão, antigos barcos de pesca, telhas e cerâmicas de casas demolidas para criar móveis e pisos do UXUA, premiado por seu design e respeito ao meio-ambiente.

“Ás vezes, quando estou em algum lugar distante do mundo, cercado por conflito e caos, eu fecho meus olhos e, se eu presto atenção no barulho da minha respiração, no bater no meu coração, começo a ouvir os sons de Trancoso: uma música quieta e distante ecoando pelo Quadrado em uma noite quente de verão”, declarou Cooper em seu artigo sobre o vilarejo baiano recentemente publicado na respeitada revista americana de turismo Travel+Leisure.

Peças feitas sob medida e integração com a natureza
Além dos materiais reutilizados, a casa revela outra importante faceta do trabalho de Wilbert Das: o designer trabalha apenas com artesãos locais para desenvolver peças que se integram com perfeição aos ambientes rústicos. Um bom exemplo é o trabalho feito nos banheiros da propriedade: as luminárias, pias, chuveiros e torneiras foram desenvolvidos a partir de materiais reciclados, cobre velho e troncos de árvores antigas.

Outro destaque é a piscina da propriedade; uma mistura de lagoa e piscina olímpica que sai do jardim composto pela floresta local e se espalha pelo espaço, sendo parcialmente coberta pela suíte máster com vista para a paisagem tropical. Toda a casa, incluindo as varandas e decks ao ar livre, é feita com madeiras recuperadas. Essas madeiras raras e antigas foram trazidas de uma antiga fazenda.

Toques pessoais
As portas e janelas recuperadas são diferentes umas das outras, o que também contribui para o caráter único do projeto. Nas três suítes, essas janelas oferecem vista total para a natureza e ainda conseguem fornecer a privacidade necessária. A integração com o verde é tão grande que há até árvores que crescem dentro dos cômodos.

Para dar um toque ainda mais pessoal, Anderson Cooper levou para sua nova casa algumas antiguidades e objetos pessoais. Entre eles: mapas que coleciona de suas diversas viagens pelo mundo, móveis industriais, fotografia brasileira em preto-e-branco e até um oratório típico dos lares católicos locais que mostram símbolos de oração, velas e estátuas.

Anderson e Wilbert também fecharam parceria para alugar ocasionalmente a casa aos hóspedes do UXUA. 10% do valor do aluguel será doado diretamente a uma das instituições de caridade locais e projetos apoiados pelo hotel, tais como a filial local da Capoeira Sul da Bahia, o grupo ensino Despertar, ou a Associação dos Pescadores de Trancoso.

Além do UXUA Casa Hotel & Spa e da casa de Cooper, Wilbert Das desenvolve projetos residenciais em Trancoso especialmente para os apreciadores da história, cultura, natureza e tradição do sul da Bahia. O ex-diretor criativo da grife italiana Diesel se apaixonou pela cidade e abandonou seu antigo posto para se dedicar integralmente à Trancoso, onde está desde 2009.

Sobre o UXUA Casa Hotel & Spa
Projetado pelo designer holandês Wilbert Das, o UXUA Casa Hotel & Spa é um hotel cinco estrelas que apresenta 11 casas totalmente únicas, com 1 a 3 quartos (suítes), que se adequam com perfeição ao centro histórico de Trancoso, uma pequena vila de pescadores localizada no idílico litoral do sul da Bahia. Quatro das casas e a entrada do hotel são moradias de pescadores restauradas com as frentes voltadas para o Quadrado, uma área verde datada do século 16, enquanto as outras sete estão espalhadas por um exuberante jardim particular. Os serviços disponíveis, sempre no estilo caloroso da Bahia, incluem dois restaurantes especializados em culinária baiana tradicional, um premiado bar na praia feito com barcos de pesca reutilizados, uma piscina exclusiva revestida de quartzo aventurina, que possui qualidades terapêuticas. Os tratamentos do spa são inspirados nas tradições locais e foram destacados em importantes publicações internacionais, como National Geographic e Vogue USA, que se referem a ele “como o melhor SPA para uma escapada romântica”. O UXUA também foi nomeado o melhor hotel na premiação Smith Hotel Awards, uma votação mundial que avaliou 950 hotéis butique ao redor do mundo, com votos do público e de experts em 12 categorias especiais. O prêmio é organizado pela empresa especializada Mr & Mrs Smith, que faz curadoria, booking e reservas dos melhores hotéis do setor em diversas regiões. Seus consultores são formadores de opinião no tema, e visitam os endereços anonimamente para avaliarem cada aspecto das hospedagens e das experiências. O hotel se tornou rapidamente um dos mais fotografados do mundo, com renomados fotógrafos internacionais usando seus espaços como locações para editoriais, entre eles: Mario Testino (fotografando para a Vogue USA em 2012) e Terry Richardson, que fotografou o famoso calendário Pirelli 2010 no UXUA

Rolar para cima