O ponto alto da BNTM 2015 é a união e fortalecimento entre os estados do Nordeste

bntm 2015

BNTM traz para o Nordeste operadores nacionais e internacionais

Evento vai receber 26 países interessados no turismo da região

Operadores turísticos de 26 países visitarão o Ceará entre os dias 28 e 31 de maio. Os profissionais participam da 24ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM 2015), no Centro de Eventos do Ceará. O evento, organizado pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), com a liderança do Governo do Ceará, reúne cultura, gastronomia, artesanato, ecologia e as belezas naturais dos noves estados do Nordeste, mas o principal foco são os negócios.O evento foi aberto nesta manhã no Centro de Eventos do Ceará com a presença de várias autoridades. Representando o ministro do Turismo, Henrique Alves, o diretor de marketing, Walter Vasconcelos. Esta BNTM mostra que o Nordeste quer estar cada dia mais forte, mais integrado . A  presidente da CTI-NE, Jeanine Pires anunciou que um plano integrado do Nordeste está sendo montado  e em breve será divulgado.As ações serão todas em conjunto, ressaltou Jeanine

Mais de 400 empresas solicitaram a participação na BNTM. Deste total, 226 operadoras foram selecionadas, por meio de critérios de prioridades de países, e cadastradas no evento. Os brasileiros lideram o número de inscrições na BNTM com 67 empresas interessadas em conhecer e vender o Nordeste. No segundo lugar, aparecem os operadores argentinos, com 34, e em terceiro o Uruguai, com 13 representantes.

Já o número de expositores brasileiros considerados fornecedores é de 116, além da presença dos nove estados do Nordeste e de outros destinos nacionais como Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu, e de organizações governamentais ligadas ao turismo. A previsão é de que 1.150 pessoas, entre agentes, operadores de viagens e representantes do trade turístico nacional circulem pelo local. Participam pela primeira vez da BNTM países como Jamaica, Estônia, Hungria e Romênia. Em 2015, a programação conta com seminários de capacitação e rodadas de negócios.

Para a presidente da CTI/NE e secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Jeanine Pires, a BNTM vai acontecer no momento oportuno para região, que tem grande vocação para o turismo. “O momento é favorável pela influência do câmbio, seja para os brasileiros ou para a vinda de estrangeiros. Nos quatro primeiros meses do ano houve uma diminuição de 16,01% dos gastos dos brasileiros em viagens internacionais, quando comparado a 2014. Esse é o momento de apostarmos na promoção do turismo doméstico e a BNTM tem um papel fundamental para o estímulo às viagens ao Nordeste e ao Brasil” diz Jeanine Pires.

O secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, também espera que a BNTM alcance expressivos resultados que contribuam para o crescimento do turismo regional. “Estaremos recebendo operadores de países que ainda não conhecem o Nordeste e sua potencialidade. A BNTM se consolida como um grande espaço para negócios, onde os operadores podem conferir in loco os atrativos da região e do estado do Ceará”, explica.

Cultura – A BNTM Nordeste vai trazer a força cultural existente na região. Durante os dias 28 e 29, apresentações como da Orquestra Vienna (PE), do Maracatu Vozes África (CE), da Orquestra de Sopro de Pindoretama, com o maestro Arley França (CE) e o shows de Cainã Cavalcante (CE) e do mágico-palhaço cearense Goldini darão um brilho especial à feira.

Dados sobre o Turismo no Nordeste – O Ministério do Turismo e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentaram em abril o levantamento sobre a intenção de viagem dos brasileiros para os próximos seis meses.

A maior parte dos entrevistados, 77,2%, escolheu um destino nacional para viajar, onde a região Nordeste liderou com 47,3%, em seguida o Sudeste com 25,6%, Sul com 14,3%, Norte 7,4% e Centro Oeste com 5,4%.

Outro dado relevante para o turismo no Nordeste diz respeito ao crescimento de 5,61% do estoque de empregos formais gerados por atividades econômicas ligadas ao segmento.

A BNTM conta com o patrocínio do Sebrae Nacional, Ministério do Turismo e Banco do Nordeste, e o apoio da Embratur, TAP Portugal, Gol, Avianca, American Airlines, ABIH-Fortaleza e Vbrata.

 

Rolar para cima