CLIA ABREMAR BRASIL VISITA PORTO DE SANTOS

Após giro pelo Nordeste, com passagem pelos portos de Fortaleza, Natal, Recife, Maceió e Salvador, Associaçao visita dois portos da regiao Sudeste 

Em continuidade às ações de relacionamento que vem desenvolvendo nas últimas semanas, a CLIA BRASIL (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) esteve, na manhã desta terça-feira (26), no CONCAIS – Terminal Marítimo de Passageiros, localizado no Porto de Santos, litoral de São Paulo.

Em sua apresentação, Marco Ferraz, presidente da CLIA BRASIL, mostrou o cenário de oportunidades que o mercado de cruzeiros marítimos oferece às cidades destino, além de destacar a necessidade de o País se mostrar mais competitivo para que as armadoras voltem a enxergá-lo como um destino atraente. “Nosso objetivo é reverter a queda no número de navios e passageiros no país e, para isso, tentamos chegar a acordos comerciais que sejam bons para todos os lados. Acredito que esses encontros são muito saudáveis e mostram a importância de todas as partes trabalharem juntas. No final, todos ganham”, completou Marco.

“Temos a missão de fomentar o turismo dos destinos que já nos recebem e estimular os armadores internacionais a aumentar as escalas nesses locais, além de ampliar e diversificar os roteiros. Temos um mercado com demanda muito grande e nossa expectativa é aliar esforços para oferecer o Brasil aos armadores, com infraestrutura, receptivo de turistas referenciais, e custos adequados”, complementou Marcia Leite, coordenadora do GET de Infraestrutura da CLIA Brasil.

De acordo com Angelino Caputo, presidente da CODESP (Companhia Docas do Estado de São Paulo), a maior obra do Porto é, atualmente, o cais de passageiros. “Teremos, em agosto, a primeira parte dessa obra concluída, o que significará um trecho de 719 metros de cais, comportando até três navios com conforto”. O projeto total, de um cais com mais de 1200 metros e capacidade para seis navios, ainda não tem prazo para conclusão. O presidente da CODESP ainda afirmou que pretende, em conjunto com o Ministério da Fazenda, rever as cobranças portuárias.

Para Flavio Brancato, presidente do CONCAIS, todos os players do setor almejam o mesmo resultado, que é o aumento no número de navios e  de passageiros no Brasil. “Se todos estão focados nesse objetivo único, não vejo por que não conseguirmos nos ajustar e chegarmos a acordos. Creio que cada setor vai procurar se adaptar, avaliar seus custos e buscar uma solução. O turismo de Cruzeiros Marítimos somente se desenvolverá se nós nos unirmos e corrigirmos os problemas”, finalizou.

Na ocasião, também estavam presentes o Secretário de Turismo de Santos, Luiz Dias Guimarães; José Eduardo Lopes, Secretário Municipal de Assuntos Portuários; Ricardo Gomes, Capitão dos Portos de São Paulo; Coronel Almeida, da Polícia Militar; Dra. Cassiana Saad, Delegada de Polícia Federal; Sueli Martinez, Diretora de Operaçoes do CONCAIS; e representantes de operações portuárias, atracação, Guarda Portuária e ANVISA.

O porto de Santos recebeu 186 escalas na temporada 2015 2016, e é o que mais embarca passageiros no país.

 

Sobre a Cruise Lines Internacional Association (CLIA) – Uma Indústria, uma Voz
Comemorando seu 40º aniversário em 2015, a Cruise Lines Internacional Association (CLIA), é a voz unificada e principal autoridade da comunidade global de Cruzeiros Marítimos. Como a maior Associação da indústria de cruzeiros, possui 15 escritórios no mundo todo, com representação nas Américas do Norte e do Sul, Europa, Ásia e Australasia. A missão da CLIA é apoiar políticas e práticas que promovam um ambiente seguro, saudável e sustentável nos navios de Cruzeiros para os mais de 23 milhões de passageiros que viajam anualmente, bem como promover a experiência de viagem dos cruzeiros. Seus membros, comprometidos com o continuado sucesso da indústria de cruzeiros, estão compreendidos entre as linhas mais prestigiadas do mundo em Cruzeiros Marítimos, Fluviais e de Especialidades; uma comunidade de agentes de viagens altamente treinados e certificados; e outros parceiros da indústria de cruzeiros, incluindo portos, destinos, desenvolvedores de navios, fornecedores, prestadores de serviços e operadores de viagens. Para obter mais informações, visite www.cruising.org, www.cruiseforward.orgou siga as páginas da CLIA no Facebook e no Twitter.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

GT MARKETING E COMUNICAÇÃO – 11 :: 5053-6100
CAMILA VASCONCELLOS – [email protected]
GIOVANNA ZANAROLI – [email protected]
www.gtmarketing.com.br

 

Rolar para cima