As finas camadas de bolo rolo com recheio de goiabada e polvilhado com açúcar, Patrimônio Imaterial de Pernambuco, um doce que encanta o paladar dos turistas brasileiros e estrangeiros, será uma das atrações do estande do governo de Pernambuco na 24ª edição da Brazil National Tourism Mart. O evento acontece no Centro de Eventos do Ceará, de 28 a 31 de maio. A BNTM é a maior feira internacional de turismo e negócios do Nordeste. Já a prefeitura de Recife é patrocinadora da sinalização do credenciamento da bolsa de turismo.
Além do famoso bolo de rolo, Pernambuco vai levar o frevo, ritmo contagiante do carnaval logo no primeiro dia, com apresentações culturais dentro do Pavilhão de Eventos, na Arena Cultural. Essa apresentação será com a Orquestra de Frevo Vianna, com dois passistas. O Maracatu e a Ciranda, ritmos tipicamente pernambucanos também animarão a feira da BNTM em Fortaleza.
Para se sentir mais pernambucano na BNTM, a Secretaria de Turismo do Estado realizará capacitações para os operadores sobre os temas Turismo Cultural e Turismo Religioso. Recife é uma cidade cultural, com ótimos museus, a exemplo do Cais do Sertão, que apresenta vida e obra de Luiz Gonzaga e olhar múltiplo do Nordeste.
O Museu, com a curadoria da cineasta e socióloga Isa Ferraz (também assina o Museu da Língua Portuguesa), é contemporâneo e com ótimos recursos tecnológicos. O equipamento está instalado no antigo Armazém 10, próximo ao Marco Zero de Recife. É um novo olhar sobre o Sertão, lá o visitante atravessa o imaginário do Rio São Francisco e viaja pelos sete territórios temáticos: Viver, Trabalhar, Ocupar, Cantar, Criar, Crer e Migrar.
Para entender sobre o ritmo eletrizante, o frevo, Paço do Frevo é um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, visando propagar sua prática para as futuras gerações. São fotos, recortes de jornais, vídeos, música, porta estandartes dos blocos que contam a história do frevo. Em 2012, o ritmo pernambucano foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
O estande de Pernambuco será uma viagem pelo frevo, maracatu, ciranda, a fé da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, mergulhar no turismo ecológico do arquipélago de Fernando de Noronha, curtir a famosa praia de Porto de Galinhas. Viver Pernambuco será um dos motivos para visitar a BNTM.
Hotelaria – Os empresários da rede hoteleira pernambucana já confirmaram presença na rodada de negócios da BNTM. Um deles é o gerente de vendas do Grand Mercure Summerville Resort, em Porto de Galinhas, Sergio Paraíso.
“BNTM é um grande evento de turismo de negócios internacional, pois as operadoras realizam encontros comerciais e vivenciam o destino Nordeste”, ressalta Sergio Paraíso, que desde 1997 participa da maior bolsa de turismo da região.
Para Sergio Paraíso, o Nordeste brasileiro tem um foco diferente das outras regiões, não se resume apenas no turismo de lazer, sol e praia, mas tem uma riqueza gastronômica, cultural, religiosa, festas, ecologia.
“Visualizar um folder, um filme não é a mesma coisa de vivenciar o produto, e na BNTM os operadores estrangeiros têm oportunidade de interagir com as secretarias de turismo, as companhias aéreas, saborear tapioca, acarajé, conhecer as festas juninas, o carnaval, tudo num lugar só. O evento é vivo e dá mais sabor ao Nordeste”, reforça Paraíso.