PRIMEIRO BRASILEIRO A PARTICIPAR DO TOUR D’AFRIQUE LANÇA LIVRO-REPORTAGEM SOBRE A EXPEDIÇÃO

Mais que um Leão por Dia narra a trajetória do jornalista Alexandre Costa Nascimento, que cruzou o continente africano de Norte a Sul de bicicleta

 

Lançamento da editora Nossa Cultura, Mais que um Leão por Dia narra a aventura vivida pelo jornalista Alexandre Costa Nascimento durante quatro meses no Tour d’Afrique. Esta expedição atrai ciclistas do mundo todo pelo desafio de percorrer 12 mil quilômetros que separam o Cairo, no Egito, da Cidade do Cabo, na África do Sul. A obra será lançada no dia 13 de junho, às 14h30, no auditório do Parque das Bicicletas em São Paulo.

O autor foi o primeiro brasileiro e representante de um país latino-americano a participar da expedição. Neste livro, ele mescla informações dos países visitados com as surpresas oferecidas em cada etapa: visuais impressionantes, animais selvagens, desertos, tempestades de areia, calor de 40 graus durante o dia e frio de 0 grau na madrugada, pneus furados, quedas, machucados, doenças inesperadas etc.

Engajado na adoção do ciclismo como estilo de vida e meio de mobilidade urbana, o jornalista abriu mão da carreira jornalística promissora no principal jornal paranaense para concretizar o sonho de atravessar o continente africano sobre uma bicicleta.

“Esse interesse pelas coisas do mundo e a ânsia de descobrir e explorar novos horizontes – ainda que apenas através dos livros –, mais tarde, teve importância fundamental na minha decisão de ter o jornalismo como profissão. Participar do Tour d´Afrique, portanto, tornou-se o único sonho capaz de aliar três das grandes paixões da minha vida: o jornalismo, as bicicletas e a África.”

Do Cairo à Cidade do Cabo, Alexandre passou, ao todo, por 11 países africanos (Egito, Sudão, Etiópia, Quênia, Tanzânia, Malauí, Zâmbia, Zimbábue, Bosuana, Namíbia e África do Sul). Ele partiu em janeiro de 2013 em uma jornada que transformaria sua vida para sempre e que o fez constatar a sentença que precedia o formulário de inscrição da Tour d’Afrique: “Once you go, you’ll never be the same again.” (“Uma vez que você vai, você nunca mais será o mesmo”).

A obra prende o leitor pela riqueza de detalhes que o jornalista oferece acerca de todas as etapas da viagem, em um texto leve e atraente dividido em 15 capítulos intensos, recheados de adrenalina e encontros.

Ele relata as particularidades dos lugares e as vivências e sensações enfrentadas no continente africano que se destaca na obra. Em cada capítulo, o autor define os países em apenas uma palavra, como por exemplo: Egito/Adaptação e Quênia/Incerteza. Alexandre trilha aspectos culturais, econômicos e políticos, descreve o contato com povos distintos e atrela sentimentos à jornada no país.

“Depois de cerca de 15 minutos pedalando percebo que não reajustei o freio devidamente depois de colocar o pneu e encosto novamente para arrumá-lo. Enquanto faço o ajuste, ouço um estampido seco que faz meus ouvidos começarem a zunir. Não demora mais do que alguns segundos para que eu entenda o que acaba de acontecer: calibrei demais o pneu, o calor do asfalto fez o ar se expandir e a câmara não aguentou, explodindo bem na minha cara.”

A troca de afetos e as amizades encontradas também estão entre os trechos mais sensíveis da obra. A caminho de Aswan, no Egito, por exemplo, Alexandre trocou seu veículo por um jumento de um garoto da região durante alguns metros. Já no Sudão, ele opta por trocar o refrigerante por um café preparado por mulheres rufaas mesmo em um dia quente e é cativado pelos sudaneses.

“Enquanto tomamos [o café], fazemos amizade com as crianças, emprestamos nossas bicicletas, tiramos fotos e ganhamos dezenas de sorrisos”.

O livro também oferece ao leitor uma galeria de fotos do acervo pessoal dos participantes da viagem de 2013. Para quem quer conhecer mais essa experiência, há um QR Code impresso em cada capítulo, que direciona para o site da editora Nossa Cultura e disponibiliza um álbum completo de belas imagens do Tour d’Afrique com músicas típicas de cada país, sugeridas pelo próprio autor.

O texto de orelha do livro é de autoria de Fábio Zanini, editor do caderno Mundo da Folha de S. Paulo e que tem um livro publicado sobre a África. Já a avaliação impressa na quarta capa é de Celso Amorim, diplomata brasileiro e ex-ministro de Relações Exteriores e da Defesa.

Mais que um Leão por Dia revela um encontro não somente com os ambientes explorados e os nativos de cada lugar durante os 12 mil quilômetros do Tour d’Afrique, mas também é a inspiração para sair da zona de conforto e mergulhar no próprio sonho. Comprando o livro, o leitor também vai ajudar a TDA Foundation, organizadora da expedição Tour d’Afrique, a comprar e distribuir bicicletas ao povo africano.

 

Ficha Técnica
Editora Nossa Cultura
Mais que um Leão por Dia
ISBN:
9788580661453
Páginas: 448
Formato: 16×23
Preço: R$ 46,50

Serviço – Lançamento Mais que um Leão por Dia
Data: 13/06/2015 (sábado)
Horário: a partir das 14h30
Local: Parque das Bicicletas – Auditório
Endereço: Alameda Iraé, 35 esquina com Av. Indianopólis – Bairro Moema – São Paulo – SP
Entrada gratuita.

Sobre o autor: Alexandre Costa Nascimento é jornalista apaixonado por ciclismo, incentivando, através da própria experiência, o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, saudável e econômico. O autor administra o blog Ir e vir de bike, onde é possível encontrar relatos de Alexandre e dicas para quem, assim como ele, deseja adotar o ciclismo como um estilo de vida. Alexandre ministra palestras e seminários sobre mobilidade urbana sustentável e temas afins no Brasil e no exterior.

Sobre o Tour d’Afrique: A expedição é fruto de uma experiência de Henry Gold, fundador e diretor do Tour d’Afrique Ltd. e da TDA Foundation. Além da jornada que reúne ciclistas de diversas partes do mundo, o grupo promove o uso da bicicleta como meio de transporte a fim de diminuir os efeitos negativos dos automóveis nos meios ambiente, social e urbano.

Rolar para cima