Empresa impulsiona turismo, gera empregos e renda no Estado
A Serra Verde Express completa, agora em maio, 18 anos de concessão da ferrovia Curitiba- Paranaguá (PR). Neste período, incrementou o turismo ferroviário do Paraná e se tornou a maior operadora de trens turísticos do Brasil. É considerada, hoje, referência no setor em todo mundo e administra o único trem de luxo nacional.
Anualmente, cerca de 200 mil pessoas passeiam nos trens que circulam na Serra do Mar Paranaense movimentando o turismo local. Com capacidade de transportar mais de 1.100 passageiros por viagem, os trens da Serra Verde Express são responsáveis por mais de120 empregos diretos em Curitiba e na cidade litorânea de Morretes. Por lá, estima-se uma geração de renda de mais de 27 milhões de reais, por ano, resultado do fluxo de turistas nos restaurantes e comércio local.
O sucesso do trem do Paraná ganhou o mundo e chamou a atenção da imprensa internacional. Jornais como “The Wall Street Journal”, dos Estados Unidos, e “The Guardian”, da Inglaterra, elegeram o passeio como um dos mais bonitos do planeta. O reconhecimento veio, também, da revista europeia “Objectif Rail”. No meio acadêmico deu-se a comprovação da importância do trabalho desenvolvido pela empresa. Em 2014, pesquisa realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR) qualificou o trem da Serra do Mar Paranaense como o mais representativo produto turístico regional do Estado.
A qualidade dos serviços prestados levou a operadora a expandir negócios para outros estados. Em 2009, a convite do Governo do Mato Grosso do Sul a Serra Verde Express assumiu a administração do Trem do Pantanal e em 2010, passou a operar também o Trem das Montanhas Capixabas, no Espírito Santo.
Além do turismo ferroviário, a Serra Verde Express oferece pacotes turísticos, serviços de transfer, receptivo e eventos e é, hoje, uma das maiores empresas desse segmento, em Curitiba.