CLIA ABREMAR BRASIL VISITA PORTO DE FORTALEZA (CE)

Porto de Mucuripe está entre os mais próximos de Miami e da Europa. Previsão para 2020 é receber o triplo de embarques e desembarques de passageiros 

A CLIA Abremar Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) iniciou hoje (11), em Fortaleza (CE), uma série de visitas aos portos do Nordeste com o objetivo de apresentar o setor de Cruzeiros Marítimos e contribuir para um ambiente cada vez mais favorável à vinda dos navios para o País.

Mario Jorge Moreira, presidente da Companhia Docas do Estado do Ceará, informou que atualmente o porto recebe 10% de embarques e desembarques, e 90% de passageiros em trânsito. O objetivo, para 2020, é aumentar para 30% o percentual de passageiros em embarques e desembarques, e 70% de passageiros em trânsito. Em 2014/2015 o terminal, que tem nove mil metros quadrados, incluindo o terminal de bagagens, recebeu 19 mil passageiros.

A infraestrutura do Porto de Mucuripe está pronta. Falta a dragagem, que teve uma licitação fracassada e agora está à espera da execução de novo projeto.

Marco Ferraz, presidente da CLIA Abremar Brasil, mostrou aos participantes da visita o cenário de oportunidades que o mercado de cruzeiros marítimos oferece às cidades destino, além de destacar a proximidade entre o Nordeste e o Caribe, região que mais recebe navios no mundo (35%). O porto de Recife está entre os menos distantes de Miami e da Europa. Além disso, Ferraz destacou que, “a região é privilegiada por ter o Sol brilhando por mais de 300 dias no ano. A possível construção de um hub – centro de conexões de voos domésticos e internacionais – alavancaria o turismo local ainda mais, atraindo turistas estrangeiros, com possibilidade de incremento a ações pré e pós cruzeiro marítimo”.

O presidente da associação de cruzeiros marítimos ressaltou também a urgência de melhorias na infraestrutura e dos custos para que os navios acrescentem destinos a seus roteiros. “Custos portuários e de praticagem, PIS/Cofins, ICMS, questões trabalhistas, regulação e lei de remessas são alguns dos gargalos enfrentados pelos cruzeiros marítimos no Brasil”, disse Marco Ferraz.

A CLIA Abremar Brasil segue viagem para Natal, no Rio Grande do Norte. Amanhã, o encontro será no Porto da cidade.

Rolar para cima