O Rio Grande do Norte teve um aumento recorde de turistas que desembarcaram em janeiro no Aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Aportaram em terras potiguares 307 mil novos turistas, um aumento de 20,8% se comparado aos números do mesmo período em 2014. A notícia foi dada ao Governador Robinson Faria pelo próprio presidente da Inframérica Aeroportos (do consórcio responsável pelo Aeroporto Internacional de São Gonçalo), Alysson Paolinelli, que o recebeu na manhã desta quinta-feira, 5, em São Paulo. “Esse aumento mostra a credibilidade do que está sendo construído no Rio Grande do Norte pelo Governador Robinson Faria. Considero um reflexo do novo Governo”, disse Paolinelli. “Estamos muito otimistas. Recebi a garantia do incremento do turismo por parte dos empresários com quem estamos falando, porque há um retorno à credibilidade no Governo do Estado e de que vamos fazer a nossa parte. E, em se tratando do desenvolvimento do Estado, temos interesses em comum. A melhoria no turismo é boa para o trade e é bom para a economia como um todo”, refletiu o chefe do Executivo.
O Governador Robinson Faria e o secretário de Estado do Turismo, Ruy Gaspar estão em viagem a São Paulo para se reunir com as principais companhias aéreas do país e que operam no Rio Grande do Norte. Eles estão sendo recebidos pelos próprios presidentes das companhias, como foi o caso da presidente da TAM,
Cláudia Sender, em mais uma demonstração de credibilidade às negociações que devem gerar bons frutos para a cadeia produtiva do turismo no Rio Grande do Norte.
Dentre as garantias de que o Governo fará sua parte para atrair novos investimentos no turismo, estão a redução da alíquota do querosene de aviação e a reestruturação do Aeroporto de Mossoró, para que sejam retomados voos de Natal/Mossoró/Fortaleza. É vontade também do Governador Robinson Faria que sejam instalados voos internacionais de maneira sistemática e não na modalidade charter. Para isso, ele está se reunindo com as companhias aéreas como Gol, TAM, Avianca e Azul, e a operadora de Turismo, CVC, em separado, de maneira que não haja exposição nas estratégias comerciais das empresas. Hoje, 5, à noite, haverá uma reunião com a CVC e na sexta, 6, o governador conversa com as companhias Azul e Avianca. Os resultados gerais das conversas só serão contabilizados completamente após a volta do governador.