“O RN é um potencial receptivo para o turista dinamarquês”
O perfil do turista escandinavo é bem definido: procuram o binômio Sol e Mar. E a paisagem natural do litoral potiguar tem encantado seis agentes de viagem dinamarqueses. Na manhã desta quinta-feira (13), último dos dois dias de passeio, eles partiram para um passeio de buggy nas dunas de Jenipabu, após um dia inteiro na Praia de Pipa.
O FAMtour com países escandinavos é organizado pela companhia aérea TAP para diferentes Estados brasileiros, sendo o Rio Grande Norte o receptivo dos dinamarqueses. O contato foi feito com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur RN) e a logística foi montada em parceria com hotéis, receptivos, restaurantes, bugueiros e a Prefeitura de Tibau do Sul.
Para o manager da TAP na Dinamarca e Sul da Suécia, Henrik Nielsen, o Rio Grande do Norte tem enorme potencial para se tornar destino frequente dos dinamarqueses, não só pela facilidade do voo direto a partir de Portugal, distante apenas uma hora e meia de pelo menos outras cinco capitais europeias, mas também pelos atrativos turísticos do Estado potiguar.
BATE-PAPO COM HENRIK NIELSEN
Qual a impressão inicial dos seis agentes de viagem do FAMtour?
Um Estado belo. Não tivemos nenhum problema. É um lugar de grande potencial para eles buscarem. Um dia de sol e mar e atividades como buggy é o que eles querem.
E como foi o passeio em Pipa?
Nadamos com golfinhos, almoçamos no Ecovila SPA da Alma e depois fomos ver o por do sol na creperia Marinas. Provamos sorvete artesanal da Real 14 e jantamos na Toca da Coruja. Voltamos ao hotel (Serhs) já às 23h30.
Alguma estratégia em trazer especificamente agentes da Dinamarca para o RN?
O FamTour que a TAP faz, todos os anos, inclui países nórdicos e bálticos. Além da Dinamarca, em Natal, temos um grupo da Estônia em Salvador (Praia do Forte), noruegueses em Ouro Preto (Minas Gerais), finlandeses em São Paulo e o grupo sueco foi para Búzios (Rio de Janeiro). E nesta sexta, dia 14, a ideia é juntar todas as 35 pessoas no Rio de Janeiro para trocar ideias e impressões entre si, do que viram, o que acharam de cada destino.
Próximo ano teremos novo Fam Trip por aqui, então?
Sim. Tentaremos trazer noruegueses ou suecos.
Afora as belezas naturais, algum outro fator colabora para esse intercâmbio entre o RN e a Dinamarca?
A TAP tem quatro voos semanais Lisboa-Natal e muitos voos de países nórdicos com bom acesso a esses voos de Lisboa-Natal, o que facilita bastante. Pelo menos cinco países com essa conexão, e com duração, em média, de apenas uma hora e meia até Lisboa.